Ter, 27 de setembro de 2011, 11:53

Uso da tecnologia no ensino de línguas
Uso da tecnologia no ensino de línguas

Saber Ciência / Laila Gardênia Viana Silva


09/06/2010


É notório que a sociedade passou a ser mediada com mais intensidade nos últimos anos pelas tecnologias da comunicação e isso contribuiu de forma relevante para um maior contato com diversas línguas. No âmbito educacional, percebe-se que esse fator é algo importante para a realização de atividades que envolvem a aquisição de línguas, tanto a materna quanto as estrangeiras, e um caminho com diversas possibilidades de o professor desenvolver no planejamento das aulas.


Levando em consideração que a tecnologia existe para facilitar a realização de atividades, pode-se dizer que ela sempre fez parte do sistema educacional. A partir do momento em que o professor utiliza recursos como o quadro, pincel, giz, livro didático, caderno, ele busca meios de viabilizar um entendimento mais claro daquilo que está ministrando. Com muita rapidez, a tecnologia sempre avança, aperfeiçoa e moderniza seus instrumentos, e isso é facilmente observável nos meios de comunicação presentes na sociedade.
A modernização existente nas tecnologias da comunicação criou condições mais acessíveis de contato entre pessoas de qualquer parte do mundo. Com o acesso aos meios tecnológicos, as pessoas aprendem a dominar um repertório linguístico diversificado e a interagir com diferentes meios culturais. Essa situação favorece o ensino de línguas exercido nas escolas, uma vez que ao fazer uso dos recursos disponíveis nos meios midiáticos, o professor de língua tem condições de selecionar aquilo que será de utilidade para apresentar aos alunos durante as aulas, além de desenvolver atividades mais práticas e próximas da realidade comunicativa que deve ser exercida quando existe o contato com um idioma. O uso adequado da tecnologia no ensino faz com que o aluno perceba que estudar uma língua não significa apenas dominar regras e exceções a partir de frases retiradas de livros, mas sim reconhecer os contextos em que a língua se manifesta de maneira adequada ou inadequadamente.
A disponibilização dos diversos tipos de multimídias, imagens, arquivos e o acesso aos incontáveis sites existentes permitem conhecer as diferentes culturas presentes no mundo e proporcionam uma ampla abordagem educacional durante o processo de ensino-aprendizagem, além de contribuir no aumento da capacidade cognitiva das pessoas. No entanto, é necessário ressaltar que para fazer uso de uma metodologia respaldada nas tecnologias da comunicação, o professor precisa ter domínio dos recursos existentes e selecionar de forma criteriosa o que deve ser apresentado aos alunos, visto que existem muitos atrativos que podem tirar a atenção dos estudantes para o que deve ser realmente trabalhado na aula.
A internet, por exemplo, representa atualmente a maneira mais eficaz de encontrar de forma rápida, diversa e prática, recursos para serem utilizados durante as aulas. Além disso, há diversos sites direcionados para o ensino de línguas, que apresentam ferramentas úteis que podem ser trabalhadas em sala de aula. É inegável que esse meio de comunicação propiciou condições favoráveis para a disseminação de culturas diversas e abriu espaços para o ensino de línguas. Por meio dessa comunicação é até possível conhecer expressões pertencentes à língua materna que não são tão usuais e reconhecer a dimensão da variedade linguística que permeia um país. A todo o momento é possível ter acesso aos mais diversos gêneros midiáticos e em qualquer idioma, o que leva a afirmar que a pessoa pode aprender uma língua também sem ser no contexto escolar. O contato com outras línguas tornou-se mais acessível e nunca existiu uma era em que a comunicação fosse tão ampla.
Aprender uma língua por meios tecnológicos não representa apenas uma modernização sofisticada de ensino, mas uma necessidade resultante de um mundo globalizado, ainda que essa prática não seja a realidade de muitos lugares, onde faltam recursos e/ou profissionais preparados. Contudo, as tecnologias da comunicação cumprem o papel de aproximar diferentes realidades linguísticas e, consequentemente, criam subsídios para um interessante ensino de língua.


Currículo
É Licenciada em Letras-Português pela Universidade Tiradentes (2006), tem Especialização em Língua Portuguesa pela mesma instituição. É aluna de pós-graduação em Educação Bilíngua para Surdos/ Libras-Português Escrito na Faculdade Serigy e aluna especial do Mestrado em Letras, da Universidade Federal de Sergipe.


Atualizado em: Ter, 27 de setembro de 2011, 11:54
Notícias UFS