O Departamento de Letras de Itabaiana (DLI), da Universidade Federal de Sergipe, abre inscrições para a segunda edição do Encontro Interdisciplinar de Língua e Literatura, com a perspectiva de congregar as pesquisas na graduação, pós-graduação e na formação continuada de professores.
LOCAL:Campus Prof. Alberto Carvalho (Itabaiana)
HORÁRIO:14h às 22h
O II Encontro Interdisciplinar de Língua e Literatura acontecerá entre os dias 10 e 12 de novembro de 2011, no campus de Itabaiana, em Sergipe.
Esta edição do ENILL tem como objetivo debater diferentes propostas de ensino de Língua e Literatura para melhorar a formação do profissional de LETRAS. Para isso, pretendemos fortalecer o diálogo entre a universidade e as escolas da região. Convidamos os professores orientadores e coordenadores de grupos de pesquisa a dividirem conosco suas experiências e resultados de suas pesquisas, tanto na graduação: pibic, pibix, pibid, como na pós-graduação: mestrado e doutorado. Dessa forma, o Departamento de Letras do Campus de Itabaiana busca reunir diferentes abordagens que tragam propostas de mudança ao ensino de Língua Portuguesa, à Línguística Aplicada, à produção de texto, à leitura e alfabetização e ao ensino de literatura.
O tema central deste evento gira em torno da formação de professores de Língua Portuguesa e literaturas a partir das diferentes abordagens da prática do ensino, tanto na educação básica como no ensino superior. Com esse intuito, programamos conferências, mesas-redondas e minicursos para integrarmos o contexto escolar às pesquisas universitárias no Brasil. Contamos com sua participação como ouvinte ou apresentando comunicação nos grupos temáticos que organizamos para valorizar os principais temas desta edição. Quem participar de, pelo menos, 75 por certo das atividades deste evento, terá direito a um certificado de 20 horas, que será entregue apenas no final do evento, dia 12/11, no Hall do Auditório do Campus Prof. Alberto Carvalho.
Informações:
e-mail: departamentoletras@hotmail.com ou enilletras@gmail.com
Departamento de Letras do Campus de Itabaiana (DLI)
Rua Vereador Olímpico, s/n, Centro - Itabaiana - Se
cep: 49000-000
fone: 79 3432-8220
PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO (provisória)10/11 – Primeiro dia
14h00 - Credenciamento
14h45 - Mesa de abertura
15h00 - Mesa-redonda I – Produção de texto e desafios do ensino de redação
17h00 às 18h30 - MINICURSO I: ENSINO DE LEITURA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS
Prof. Dra. Fátima Berenice (UNEB)
18h30 - Momento cultural
19h00 - Conferência de abertura: Linguística Aplicada e
Profa. Dra. Belmira Magalhães (UFAL)
20h30 - Mesa-redonda II - Ensino de leitura e alfabetização
Prof. Dra. Celina Cassal (SEE/DF)
Prof. Dra. Maria Aparecida (DLEV/UFS)
Profa. Dra. Mariléia Reis (DLI/UFS)
11/11 - Segundo dia
Local: auditório do Campus Prof. Alberto Carvalho
15h00 às 17h00 - Mesa-redonda III – Novas abordagens para o ensino de Literatura
Prof. Dra. Ana Leal Cardoso (GELIC/UFS)
Prof. Dra. Fátima Berenice (UNEB)
17h às 18h30 - Minicurso II: SUBSÍDIOS PARA COMPREENSÃO DA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
Profa. Dra. Profª Celina Cassal Josetti (SEE-DF)
18h30 - Intervalo
19h00 - Conferência II: Produção de Texto – a experiência com a escrita
Prof. Dr. Antônio Carlos Viana (escritor)
20h30 - Mesa-redonda IV: Literatura e discurso
19/11 - Terceiro dia - Sábado
Local: auditório do Campus Prof. Alberto Carvalho
8h às 9h30 - Minicurso III: ENSINO DE LITERATURA A ESTUDOS CULTURAIS
Prof. Dr. Carlos Magno Gomes (UFS)
9h30 às 12h00 - Sessão de comunicações nos grupos de trabalhos
12h00 - Atividade cultural de encerramento
ORGANIZAÇÃO
Departamento de Letras de Itabaiana. Contato: calmag@bol.com.br.