Cinform
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – Ophir Cavalcante, disse nesta quarta-feira, 5, que Sergipe se tornou referência nacional com o alto índice de aprovação no Exame de Ordem da entidade, cujo resultado foi divulgado oficialmente na última terça-feira, 4.
A Universidade Federal de Sergipe – UFS – teve 69,44% de aprovação, ultrapassando instituições de renome como a Universidade de São Paulo – USP- e a Universidade Federal de Minas Gerais –UFMG. “Sergipe é uma exceção que deveria ser regra. O Exame de Ordem atende a um interesse da sociedade, é um rito de passagem importante”, comenta Cavalcante.
Para o presidente da OAB o fraco desempenho da maioria dos mais de 1.200 cursos de Direito espalhados pelo país pode ser atribuído à falta de dedicação e comprometimento das instituições. “O ensino é de má qualidade na maioria. Não adianta querer culpar o exame. Nós temos como foco cobrar do governo a fiscalização dos cursos, mas o Ministério da Educação não vem fazendo isso de forma rígida”, explica o presidente da OAB.
Ophir criticou, ainda, uma resolução recente publicada pelo Inep que retira a exigência de mestrado e doutorado para os coordenadores dos cursos de Direito. Ele disse que essa é, agora, mais uma luta da OAB para elevar a qualidade da formação no país. “O foco deve ser a qualidade e não apenas o Exame”, completa o presidente da entidade.
CONFERÊNCIA
Ophir Cavalcante chegou em Aracaju no final da tarde. Ele participa da abertura da Conferência Estadual da OAB. O evento também trará à cidade o presidente em exercício Michel Temer, que participa do evento na manhã desta quinta-feira, 6.
06/10/2011