Qui, 10 de novembro de 2011, 15:40

Novos mestrados da UFS são aprovados
Novos mestrados da UFS são aprovados

Emsergipe.com


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, em reunião realizada entre 24 e 27 de outubro, a implantação de dois novos cursos de mestrado acadêmico na UFS: Filosofia e Odontologia. Os editais devem sair ainda este ano e está previsto iniciar as aulas no primeiro período letivo de 2012.

O mestrado em Odontologia terá 11 vagas, sendo uma para cada professor orientador. O professor que coordenou o projeto, André Luiz Faria, conta que apenas poderão participar cirurgiões-dentistas, e o foco estará na área de Clínica Odontológica. São três linhas de pesquisa: aspectos biomecânicos e biológicos relacionados à reabilitação oral; determinantes epidemiológicos em saúde bucal; e diagnóstica e terapêutica aplicados no aparelho estomatognático.

Segundo o professor que coordenou o projeto de mestrado em Filosofia, Antônio Carlos dos Santos, o foco está na Filosofia Moderna e Contemporânea, com duas linhas de pesquisa: filosofia da história e modernidade, com professores voltados para a filosofia moderna, e conhecimento e linguagem, com professores ligados a epistemologia, teoria do conhecimento e filosofia contemporânea.

Para os dois cursos a Capes concedeu uma nota 3, numa escala que vai de 1 a 5. Essa é a nota mínima para que o curso seja aprovado e, segundo o professor Antonio Carlos, é padrão que esta seja a nota quando um curso é aprovado, “mesmo que o relator queira conceder uma nota superior”, diz.

“A abertura do mestrado em Odontologia terá grande importância para o desenvolvimento dos cursos de Odontologia e para e melhoria do nível da odontologia praticada no estado”, diz o professor André. Segundo ele, a abertura do curso no campus de Lagarto e a crescente produção científica dos professores foram fundamentais para o projeto. “É importante destacar que a principal função de programas de pós-graduação stricto-sensu é a formação de profissionais críticos e voltados para sua realidade”.

“O curso de mestrado em Filosofia tem como objetivo a formação de pesquisadores com sólida fundamentação teórica e capacidade de interagir com a comunidade acadêmica mediante produção filosófica de elevada qualidade”, diz Antonio Carlos. Segundo ele, o mestrado possibilita que os melhores alunos da graduação pesquisem na própria universidade, criando uma cultura de excelência e ainda atrai estudiosos de outros lugares.

Ele relembra, inclusive, a importância que os sergipanos Tobias Barreto e Silvio Romero têm para a filosofia nacional e por muito tempo essa tradição do estado não foi seguida. Ele crê que com a graduação em Filosofia, criada na UFS no ano de 1994, e agora com o mestrado, a filosofia em Sergipe ganhará nova força.

A aprovação de mais esses dois cursos de mestrado se insere num contexto de crescimento da pós-graduação na UFS. Em 2004 a instituição tinha somente um doutorado e oito cursos de mestrado. Já em 2009 havia seis doutorados e 19 mestrados. Agora, em 2011, a UFS passa a ter 34 mestrados e oito doutorados.

Os colegiados dos cursos de Filosofia e Odontologia vão realizar reunião para decidir os detalhes da seleção. Assim que os editais estiverem prontos o Portal UFS os publicará.


10/11/2011



Atualizado em: Qui, 10 de novembro de 2011, 15:41
Notícias UFS