Cinform
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes/MEC - aprovou a criação do curso de mestrado em Comunicação daUFS. O resultado saiu na manhã desta quarta-feira, 30. Segundo ocoordenador do projeto Carlos Eduardo Franciscato, a ideia é oferecer 10vagas anuais, mas os detalhes sobre a seleção serão conhecidos apósreunião entre o colegiado do curso e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação ePesquisa. A intenção é que as aulas comecem em março de 2012.
O público-alvo concentra-se entre os formados que tenham a área de comunicação como objeto central de pesquisa, preferencialmente nas duas linhas que contemplam o curso: 1) Produtos, Processos eDiscursos Midiáticos; e 2) Cultura, Economia e Políticas da Comunicação.
Segundo o professor Franciscato, o curso é “fundamental como necessidade de qualificar a área decomunicação, mas também como capacidade de estimular o desenvolvimento da compreensão maisprofunda a partir dos fenômenos da comunicação no ambiente local e regional e sua relação com adimensão nacional e internacional. O programa vai qualificar tanto no que se refere ao nível acadêmicocomo os profissionais da área, a partir da reflexão das suas atividades”.
A Capes concedeu nota 3 - numa escala que vai de 1 a 5 -, o que é considerado padrão para iniciar umcurso de mestrado. Em outubro, entraram na grade de pós-graduação da UFS mais dois cursos:Filosofia e Odontologia. Agora, a UFS passa a contar com 35 mestrados e oito doutorados (conheça-osaqui).
Fonte: Portal da UFS