Sex, 23 de dezembro de 2011, 17:29

Reveja os acontecimentos que marcaram o ano de 2011 na UFS
Reveja os acontecimentos que marcaram o ano de 2011 na UFS
Veja fatos que marcaram a UFS em 2011
Veja fatos que marcaram a UFS em 2011

O ano de 2011 foi marcado por vários acontecimentos representativos dos avanços conquistados na qualidade do ensino e da pesquisa produzida na Universidade Federal Sergipe e para a expansão e melhoria de sua infraestrutura, a exemplo da ampliação dos cursos de pós-graduação, do primeiro lugar no exame da OAB, do destaque da instituição nos rankings internacionais, da concessão da abertura dos cursos de Medicina e Odontologia em Lagarto , das inaugurações da Didática VI e do Bloco departamental do CCSA e do lançamento da pedra fundamental do Campus de Lagarto. Um fato triste ocorrido no ano que se encerra foi a morte do pró-reitor de Assuntos Estudantis, professor Arivaldo Montalvão Filho.



Reveja abaixo alguns dos fatos mais relevantes de 2011:



Arivaldo Montalvão


No dia 3 de abril, uma colisão na Avenida Beira Mar terminou com o falecimento do professor do Departamento de Engenharia Química e Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Sergipe, Arivaldo Montalvão Filho.


Arivaldo tinha 58 anos e ingressou na UFS em 1978. Além de sua atuação à frente da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, função já exercida no período de 1992-1996, também foi Gerente de Recursos Humanos e Chefe do Departamento de Química.


Como forma de homenagear o professor, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, lançou no dia 12 de dezembro o edital de seleção para o Prêmio Prof. M.Sc. Arivaldo Montalvão Filho: Melhores Monografias 2011.


Leia mais aqui e aqui.



Rankings internacionais


A Universidade Federal de Sergipe obteve resultados expressivos em dois rankings internacionais: o Ranking Web of World Universities e oQS University Ranking. O primeiro, que avalia o volume de conteúdo científico na web, sua visibilidade e impacto medidos pelo número de citações, mostrou a UFS na posição 49 no Brasil dentre 584 instituições nacionais e 1.536 dentre as 12.006 instituições avaliadas de todo o mundo Na classificação entre os 240 países participantes, o Brasil ficou em 13º.


Já o QS University Ranking, que faz uma avaliação mais ampla e criteriosa e criou uma classificação específica para a América Latina. Nela, a UFS ficou entre as 200 melhores universidades, levando em conta todos os critérios.


Esse ranking para a América Latina também oferece as notas específicas de cada ponto avaliado e, no caso da UFS, dois merecem destaque: qualificação do corpo docente (22ª posição na região e 19ª no Brasil) e volume de artigos publicados em periódicos (80ª na região e 43ª no país).


Saiba mais sobre os rankings aqui.



Notas máximas


O Ministério da Educação atribuiu nota máxima ao curso de Bacharelado em Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe. A nota 5 (cinco) da avaliação pelo MEC foi a primeira nota máxima concedida a um curso de graduação da UFS e representa a excelência no ensino superior, atribuída após vistoria in loco da estrutura física, corpo docente e aspectos acadêmicos curriculares. Já o curso de licenciatura em Geografia da UFS, campus de São Cristóvão, tirou conceito final 5 na avaliação de renovação de reconhecimento.


Para a comissão do MEC, uma característica marcante foi a qualificação do corpo docente, seu regime de trabalho e sua produção científica.


Meses depois, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(Inep/MEC) divulgou os resultados das avaliações dos cursos e das instituições de ensino superior.Os destaques ficaram com Medicina, Nutrição e Zootecnia: CPC conceito 4 e Enade conceito 5, que é a nota máxima.


Essas notas são baseadas nas condições de ensino das instituições, principalmente corpo docente, instalações físicas e projeto pedagógico, como também nas notas obtidas pelos alunos nas provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) (neste caso, as notas referem-se ao exame de 2010).


Leia mais aqui e aqui.



MEC autoriza abertura de Medicina e Odontologia em Lagarto


O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura dos cursos de Medicina e Odontologia do campus de Lagarto da UFS. Para a autorização, os avaliadores, que realizaram a visita in loco em maio, analisaram a organização didático-pedagógica, o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas. Dessa avaliação abrangente saiu os conceitos finais: Medicina ficou com 3 e Odontologia 4 (numa escala de 1 a 5).


Confira toda a matéria aqui.



Codap é destaque no Enem


O Ministério da Educação (MEC) libera em 12 de setembro o acesso às notas das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio 2010 (Enem) . O Colégio de Aplicação da UFS (Codap) ficou em primeiro lugar entre as escolas públicas de Sergipe e em segundo na lista geral de escolas públicas e privadas que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


O ranking do MEC que apontou esses resultados levou em consideração a média total da escola e a porcentagem de alunos que prestaram o exame. O colégio da UFS obteve média total de 650,5 e teve participação de cerca de 81% dos alunos (dos 60, 47 fizeram a prova), o que coloca a escola no Grupo 1 (participação igual ou superior a 75%).


Veja mais aqui.



UFS cria programa de inclusão com 800 bolsas


Com o objetivo de contribuir para a formação de recursos humanos graduados com experiência de método científico, bem como permitir que estudantes de todos os cursos de graduação da UFS tenham acesso à experiência de iniciação científica, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), por meio da Coordenação de Pesquisa (Copes), lançaram o Programa Especial de Inclusão em Iniciação Científica (Piic).


No total, foram disponibilizadas 800 bolsas no valor de R$ 360 cada e o programa recebeu 1.500 inscritos.


Leia mais aqui.



Direito é 1º lugar no exame nacional da OAB


O curso de DireitodaUniversidade Federal de Sergipeobteve a primeiracolocação no 4° ExameUnificadodaOrdem dos Advogados do Brasil (OAB) com 69,44% de aprovação. O resultado final foi divulgado pelaOAB e confirmou os dados preliminares que o Portal iG havia divulgado com exclusividade em 23 de setembro. Essa não foi a primeiravez que a UFS liderou o ranking nacional. No exame de 2009.3, a instituição também ficou em 1º; em 2007, classificou-se em 2º e em diversas outras edições ficou no grupo das 50 melhores do país. Na avaliação 2010.3 a UFS ocupou o 11° lugar.


Leia a matéria completa aqui.



Novo Portal UFS e outros sistemas


Em novembro, a Assessoria de Comunicação (Ascom) e o Centro de Processamento de Dados (CPD) lançaram o novo Portal UFS. Ao tomar como principais características a descentralização da produção do conteúdo e a unificação de padrões de segurança e de identidade visual, o novo portal possibilitou a ampliação da capacidade de atendimento das demandas de criação de páginas autônomas para os diversos setores da instituição, trazendo ganhos em eficiência e transparência na disponibilização de informações sobre a UFS.


Além disso, o novo portal foi concebido e elaborado de modo a integrar os três sistemas de gerenciamento de dados e informações que foram implantados na UFS: o SIGPRH (Sistema Integrada de Gestão de Planejamento e Recursos Humanos), o SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Assuntos Acadêmicos) e o SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos).


Outro sistema relevante, criado para que os professores efetivos pudessem disponibilizar suas produções científicas de forma digital, foi o Repositório Institucional (RIUFS). O projeto foi proposto pela Resolução nº 40/2010 Conepe e teve como objetivos armazenar, preservar e disseminar amplamente a produção intelectual e os resultados de pesquisas desenvolvidas pelos diversos setores em uma base de dados eletrônica de acesso livre.



Seis novos cursos de mestrados


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o funcionamento de seis novos cursos de mestrado na Universidade Federal de Sergipe: Administração, Filosofia, Odontologia, Comunicação, Educação Física e História.


Numa escala que vai de 1 a 5, a Capes concedeu nota 3 a todos os cursos, o que é considerado padrão para o início dos mestrados. Agora, a UFS passa a contar com 37 mestrados e oito cursos de doutorado (conheça-os aqui).



Último vestibular tradicional


No último dia 21, a Coordenação de Concurso Vestibular da Universidade Federal de Sergipe (CCV) divulgou o resultado final do Processo Seletivo 2012, que ofereceu 5.490 vagas em 106 opções de curso. Essa edição da prova marca o fim do vestibular tradicional, dando início ao processo via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).O Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFS (Conepe) aprovou em maio deste ano a regulamentação do processo seletivo para o ingresso nos cursos de graduação a partir de 2013. A proposta contemplou a adoção do Enem como forma de avaliação de desempenho dos candidatos às graduações presenciais, mas sem adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).


Veja mais aqui.


Pedra fundamental do campus de Lagarto


No último dia 22, mais um passo foi dado para estreitar os laços entre a UFS e a comunidade sergipana: o lançamento da pedra fundamental da sede definitiva do campus de Lagarto. O evento marcou o início das obras de construção da biblioteca do Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho e contou com a presença do governador Marcelo Déda, do prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, e do reitor da UFS, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, além de Eduardo Conde Garcia, diretor do Consu e filho do professor que leva o nome do Campus.


O campus de Lagarto foi instalado em março deste ano com os cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que ofertam 50 vagas cada. A partir de 2012, o campus também oferecerá à comunidade as graduações em Medicina e Odontologia. Fruto de uma parceria entre os governos federal e estadual, esta unidade da UFS está funcionando provisoriamente no Colégio Estadual Abelardo Romero Dantas e possui atualmente 276 alunos matriculados.


Desde 2006 a UFS insere-se de forma permanente ao largo da Grande Aracaju, quando inaugurou o campus de Itabaiana. Em 2007 foi a vez de Laranjeiras receber uma unidade da principal instituição de ensino superior do Estado.


Leia mais aqui.



Ascom


comunica@ufs.br


[Foto-legenda: Adilson Andrade/GR]



Atualizado em: Qui, 05 de janeiro de 2012, 09:23
Notícias UFS