Marcelo Ennes
No artigo anterior (ver aqui) apresentamos algumas informações que nos permitem compreender um pouco melhor o contexto no qual o projeto de expansão e interiorização da UFS foi implantado. O Campus de Itabaiana começou a funcionar em agosto de 2006, ocasião na qual passou a ofertar 500 vagas divididas equitativamente entre as licenciaturas em Ciências Biológicas, Geografia, Pedagogia, Letras, Matemática, Física e Química e os bacharelados em Administração, Ciências Contábeis e Sistema de Informação. Destes 10 cursos, cinco estavam aptos a formar suas primeiras turmas em agosto de 2010 o que representavam um potencial de 300 alunos formandos. No entanto, conforme tabela 01 abaixo verificamos que cerca de 95 alunos o fizeram o que representou cerca de 31,98% do total. Ressalta-se que Letras tem duração média de 9 semestres, no entanto, 27 alunos conseguiram antecipar a conclusão de seu curso para 8 semestres.
Tabela 01 - Ingresso em 2006.2 (agosto) – conclusão prevista (final de 2010.1): VEJA ACIMA.
O segundo grupo de formandos do Campus de Itabaiana concluíram seu curso em dezembro de 2010 e colaram grau em janeiro de 2011. A princípio deveriam ter se formado os alunos dos cursos de Letras, Ciências Contábeis e Sistema de Informação, cursos com duração média de 9 semestres. Deste grupo, como vimos, o curso de Letras antecipou a conclusão do curso de 27 dos 50 alunos que ingressaram em 2006.2 para o primeiro semestre de 2010. No final de 2010, o curso de Letras formou outros 3 alunos. O curso de Sistema de Informação formou outros 3 alunos e o curso de Ciências Contábeis não formou nenhum de seus alunos.
Tabela 02 – Cursos com duração de 9 períodos letivos - Ingresso em 2006.2 (agosto) – conclusão 2010.2 (Dezembro): VEJA ACIMA.
Em agosto de 2011 completa-se o ciclo iniciado em agosto de 2006, ocasião em que os cursos de Administração e Pedagogia formam suas primeiras turmas.
Tabele 03 – Cursos com duração de 10 períodos letivos. Ingresso em 2006.2 (agosto) – conclusão 2011.1 (julho): VEJA ACIMA.
A média de concludentes dos cursos de Administração e Pedagogia ingressantes em 2006.2 foi 38%. O quadro abaixo reúne os alunos de todos o cursos que concluíram seu curso no final do período letivo de 2011.1.
Tabela 04 – Alunos que se formam em 2011.1: VEJA ACIMA.
A próxima tabela refere-se aos números acumulados de alunos ingressantes que ingressaram em 2006.2 e 2007.2 que se formaram até o final do primeiro semestre de 2011.
Tabela 05 – Número de vagas e egressos acumulados com entrada em 2006.2 e 2007.2: VEJA ACIMA.
Referências
BRASIL. Reuni 2008 – Relatório de Primeiro Ano. Brasília, 2009.
BRASIL.Censo da Educação Superior. Brasília, 2010. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior/evolucai-1980-a-2007>. Acesso: 01/08/2011.
MEC. Estudo sobre investimento público em educação em 2008. Brasília, 2010.
UFS. UFS em número 2011/1. São Cristóvão, SE. 2011.
IBGE. Em 2010, varia 7,5%, e fica em R$ 3,675 trilhões. Brasília, 2011. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1830&id_pagina=1>. Acesso: 01/08/2011.
Currículo
Doutor em Sociologia. Docente do Departamento de Educação e Diretor do Campus Prof. Alberto Carvalho/UFS/Itabaiana. Docente dos Programas de Mestrado em Sociologia e Desenvolvimento e Meio Ambiente/UFS. m.ennes@uol.comm.br . http://m.ennes.blog.uol.com.br.