


Ações do programa atraem cada vez mais a atenção da comunidade
Ao andar pela UFS não é difícil se deparar com ações do Programa UFS Ambiental. São novos coletores de material reciclável, banners expositivos e campanhas educativas. As atividades do programa também fazem parte das conversas informais entre alunos e colaboradores. “Conheci o UFS Ambiental através de conversas com amigos do curso”, afirma Viviane Andrade, estudante do 5° período de Engenharia Florestal, e agora bolsista voluntária do programa.
#IMG#O Programa UFS Ambiental começou a se desenhar em 2010 a partir da dissertação de mestrado do servidor da UFS Fred Amado, que abordou a gestão ambiental na administração pública. No trabalho foram apresentados os problemas encontrados na UFS e em contrapartida sugeriu-se a criação de um programa comprometido com uma administração ambientalmente adequada.
“Antes do UFS Ambiental a universidade já tinha diversos projetos relacionados ao meio ambiente, frutos de iniciativas de professores e alunos que desenvolviam atividades e pesquisas relacionadas ao tema, como, por exemplo, o Departamento de Ciências Florestais que desenvolvia um projeto de arborização. Tudo de forma desarticulada e independente, com pouca visibilidade e pouco auxílio por parte da universidade”, esclarece Luiz Marcos, coordenador geral do UFS Ambiental. A institucionalização do programa se deu no dia 23 de fevereiro de 2012 por meio da Portaria n° 0420.
As ações do programa tiveram início em 2011 com o Projeto Coleta Seletiva. As primeiras atividades estavam relacionadas à instalação dos coletores, à conscientização e sensibilização da comunidade acadêmica e ao treinamento do pessoal responsável pela limpeza. O material reciclável é encaminhado para a Associação de Catadores do Coqueiral.
Para Alana Vasconcelos, coordenadora da Educação Ambiental,o projeto da Coleta Seletiva deu grande visibilidade ao programa devido à presença dos coletores e às campanhas educativas que foram realizadas dentro dos campiobjetivando mudanças no comportamento da comunidade acadêmica. “O meio ambiente vai além do verde, quando a gente fala de meio ambiente e de educação ambiental a gente fala em valores”, afirma.
#IMG#“Muitos estudantes, apesar de conviverem em um ambiente universitário, não possuíam consciência ambiental. Foi preciso desenvolver a idéia de que a universidade é uma comunidade que também produz resíduo. O meio ambiente só vai melhorar no dia em que o homem melhorar”, destaca João Augusto Pinheiro, aluno do 3° período de Geografia.
Outras iniciativas
“UFS pelo direito de ir e vir”, outro projeto do UFS Ambiental, é uma iniciativa que teve origem com a monografia da própria Alana Vasconcelos e pretende promover a educação no trânsito dentro do campus. O projeto prevê a realização de treinamentos dos seguranças que trabalham no campus para que eles possam atuar como educadores de trânsito. Além disso, pretende firmar uma parceria com o Detran para seja realizada a fiscalização no ambiente interno da universidade.
O “Projeto Ecológico” é o mais novo a entrar na grade de ações do programa. Tem por responsabilidade o cuidado com os animais que habitam o campus. A iniciativa busca ainda a boa convivência entre os animais e a comunidade acadêmica. Castração, vacinação, alimentação e realocação dos animais fazem parte das atividades do projeto.
Atualmente o UFS Ambiental também trabalha na perspectiva do consumo consciente, focando na redução do consumo de água, energia e no reaproveitamento do óleo utilizado no Restaurante Universitário (Resun). Existe ainda um processo de licitação para a escolha de uma empresa que possa realizar a coleta adequada dos resíduos sólidos, hospitalares e químicos de todos os campi.
A comunicação com a comunidade é realizada através do “Pelotão Ambiental”, uma equipe de monitores (alunos voluntários) que percorrem as salas de aula dos campi explicando o programa e as ações desenvolvidas. Outra forma que tem se mostrado bastante eficaz e ambientalmente consciente é a interação por meio das redes sociais.
#IMG#“As redes sociais têm auxiliado bastante já que o trabalho ocorre em uma perspectiva de desenvolvimento sustentável, uma vez que o programa prefere não produzir tanto folder”, afirma Alana Vasconcelos. O UFS Ambiental possui Facebook, Orkut, Twitter e também realiza divulgações através da Rádio UFS e dos emails e sistemas internos que a universidade possui.
Semana de Consciência Ambiental
Como tema “Consciência ambiental: repense seus valores. Repasse essa idéia” a Semana de Consciência Ambiental, realizada na primeira semana de aula do período 2012.1, abordou todos os projetos desenvolvidos no UFS Ambiental na busca por conscientizar a comunidade dos campi sobre temáticas como a redução do consumo de água e energia, coleta seletiva, educação de trânsito, arborização e projeto ecológico.
“A semana substitui um pouco o trote convencional e amplia a ideia do trote solidário. É o primeiro contato dos estudantes com a proposta de responsabilidade socioambientalesclarece Luiz Marcos.
Dentre as atividades, foram realizadas trilhas ambientais, passeios pelo campus, distribuição de squeezes para os alunos, entrega de canecas aos professores, além das visitas as salas de aula realizadas pelo pelotão ambiental debatendo o consumo sustentável.
“O UFS Ambiental é um grande guarda-chuva institucional que não só abrange os projetos já existentes como estimula novos projetos, além de possibilitar discussões com toda a comunidade universitária”, conclui Luiz Marcos.
Ascom
comunica@ufs.br