Qua, 10 de maio de 2017, 14:43

TCC aborda implantação da assessoria de imprensa no HU
Estudo avaliou o papel do assessor de imprensa para posicionar favoravelmente o HU-UFS junto aos seus mais variados públicos

A Assessoria de Imprensa do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), parte da Unidade de Comunicação Social, foi tema de estudo apresentado para obtenção de graduação em Jornalismo pela UFS. O discente Djalma Sanches, orientado pelo professor doutor Luciano Correia, apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado A Implantação da Assessoria de Imprensa no HU-UFS, no qual analisou o espaço conquistado na mídia pelo hospital no período compreendido entre julho de 2015 a fevereiro de 2017.

“O período avaliado coincide com o início da Assessoria de Imprensa no HU, por meio da chegada do jornalista ao hospital, via concurso público. Diante da relevância social adquirida pelos hospitais públicos, busquei analisar o papel da comunicação neste tipo de instituição de saúde, aprofundando conhecimentos adquiridos na faculdade sobre o papel do assessor de imprensa”, resume o formando.

De acordo com ele, o estudo avaliou o papel do assessor de imprensa para posicionar favoravelmente o HU-UFS junto aos seus mais variados públicos, que buscam predominantemente consultas, exames e procedimentos cirúrgicos.

“Procurei descobrir como a assessoria de imprensa trabalha para que as ações desenvolvidas pelo HU-UFS cheguem até a mídia, de que forma ela se organiza, que meios utiliza para aproximar o estabelecimento dos veículos de comunicação e, consequentemente, do público usuário do Sistema Único de Saúde”, relata Djalma Sanches.

Atividades práticas


"Busquei analisar o papel da comunicação neste tipo de instituição de saúde aprofundando conhecimentos adquiridos na faculdade sobre o papel do assessor de imprensa”, resume o formando Djalma Sanches. (foto: Unidade de Comunicação Social do HU)
"Busquei analisar o papel da comunicação neste tipo de instituição de saúde aprofundando conhecimentos adquiridos na faculdade sobre o papel do assessor de imprensa”, resume o formando Djalma Sanches. (foto: Unidade de Comunicação Social do HU)

Um dos membros da banca do TCC foi o professor doutor Josenildo Guerra. “Os trabalhos que buscam avaliar atividades práticas do jornalista costumam ser muito interessantes, sobretudo pelo fato de atualmente as assessorias serem um dos principais espaços de trabalho para jornalistas. O aluno foi muito feliz ao escolher esse tema”, comentou.

Para desenvolver o estudo, foram solicitados dados à assessoria de imprensa do HU-UFS e utilizado um questionário para saber como a governança do hospital vê o trabalho da assessoria de imprensa. O questionário foi dirigido à alta governança do HU-UFS, abrangendo a Superintendência e todos os chefes a ela ligados, exceto a própria Unidade de Comunicação Social, além das gerências e divisões.

Assessoria

A Assessoria de Imprensa do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) foi implantada em 1° de julho de 2015, profissionalizando o relacionamento entre o hospital e a imprensa. O número de inserções positivas na mídia no período avaliado foi de pouco mais de 600, enquanto as negativas chegaram perto de 60.

Unidade de Comunicação Social do HU


Atualizado em: Qua, 10 de maio de 2017, 14:55
Notícias UFS