Comum a outras áreas do conhecimento, a Psicologia do Desenvolvimento tem sido foco de discussões interdisciplinares entre acadêmicos de todo o país. Parte deles participará, durante esta semana – de terça, 21, a sexta-feira, 24 -, do XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento (CBPD).
Com o tema “Pesquisa e intervenção na promoção de saúde ao longo do ciclo vital”, a cerimônia de abertura, que acontecerá nesta terça-feira, às 19h, no auditório da Reitoria, contará com a conferência da professora Anita Liberalesso Neri, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Segundo Elder Cerqueira, presidente da comissão organizadora da UFS, Anita Neri irá discutir “sobre saúde e envelhecimento na população brasileira a partir da teoria da resiliência: como envelhecer dentro desse mundo contemporâneo de uma forma mais saudável preservando o bem-estar”.
Atividades
Sediado pela primeira vez em Sergipe, o congresso possui cerca de 1000 pesquisadores inscritos nas áreas de Psicologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Educação. Com aproximadamente 600 trabalhos a serem apresentados até sexta-feira, 24, as discussões giram em torno de temas da saúde e de questões sociais do país. “Estamos com palestras e cursos que são de temáticas atuais, como as questões do Zika Vírus, das novas configurações familiares”, exemplifica Elder Cerqueira.
Semac
O XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento (CBPD) ocorre em paralelo à Semana Acadêmico-Cultural da UFS (Semac), que vai até sexta, 24. Com o tema “Qualidade e desempenho acadêmico”, a Semac tem como objetivo integrar, articular e socializar a produção do conhecimento, o ensino, a extensão, a inovação, a arte e a cultura para, efetivamente, construir uma universidade solidária, ancorada na realidade social. Veja aqui a programação completa da Semac.
Ascom
comunica@ufs.br