A Universidade Federal de Sergipe e a Prefeitura de São Cristóvão concretizaram mais uma parceria. Trata-se do Escritório Acadêmico de Direito, espaço criado para proporcionar a experiência de um estágio orientado para os estudantes de Direito e oferecer assessoria jurídica gratuita à comunidade.
A cerimônia aconteceu ontem, 26, na praça presidente Getúlio Vargas, no centro histórico da cidade, e fez parte da programação pelos 50 anos da UFS. “Poder inaugurar esse espaço fundamental em um ano tão marcante é extremamente gratificante”, afirmou o reitor Angelo Antoniolli.
“A UFS fica em São Cristóvão e aqui tem uma lacuna enorme de ações que precisam acontecer. Ganha a universidade que cumpre um papel de relevância social e ganha a comunidade porque vai encontrar aqui os melhores especialistas, nesse caso, especialistas da área do Direito”, complementou Angelo.
De acordo com Arnaldo Machado, chefe do Departamento de Direito (DDI), “a parceria com o município leva em consideração dois aspectos: a necessidade de nossos alunos terem a prática, o convívio com o mercado no dia a dia, e a importância de apoiar a população, sobretudo no sentido de ajudar a comunidade carente, trabalhando com uma perspectiva mais solidária”.
Segundo Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão, a parceria fortalece os laços da cidade com a instituição. “Com o escritório, percebemos a parte visível do trabalho de ter um governo que ajuda as pessoas. Ver que a universidade faz parte disso me deixa muito feliz”.
O escritório
O Escritório Acadêmico de Direito terá a coordenação da advogada Monique Batista, que auxiliará os estudantes nas áreas cível, penal, tributária e administrativa.
“Espero que a gente consiga prestar um serviço com eficiência e, ao mesmo tempo, contribuir com a formação de novos profissionais. É uma alegria imensa porque acho um projeto nobre e ser a primeira coordenadora é uma satisfação”, diz.
Ascom
comunica@ufs.br