Na próxima sexta-feira, 8, às 17h, em sessão solene dos Conselhos Superiores (Consu e Conepe) no Auditório da Reitoria, será concedido o título de Doutor Honoris Causa ao professor João Cardoso Nascimento Júnior, primeiro reitor da instituição. A homenagem, in memoriam, faz parte da programação dos 50 anos da UFS e do centenário de nascimento de João Cardoso, organizado conjuntamente pela Universidade e pela Academia Sergipana de Medicina.
Veja outras atividades em comemoração ao centenário de João Cardoso
Nascido em 1º de junho de 1918, na cidade de Piquete, São Paulo, João Cardoso viveu sua infância e adolescência em Aracaju, seguindo para Salvador, onde concluiu o curso de medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Bahia. Assumiu a reitoria da UFS no ano de sua criação, em 1968, unificando as faculdades e escolas superiores existentes e criando oito novos cursos.

A homenagem é uma indicação da Comissão do Cinquentenário da UFS, com parecer favorável do pró-reitor de assuntos estudantis, Mario Adriano dos Santos, relator do processo no Consu. “As qualidades expressas por ele como cidadão, médico, docente e administrador o tornaram figura ímpar na criação e nos passos iniciais da Universidade Federal de Sergipe como seu primeiro reitor”, defende Mario Adriano em seu parecer.
João Cardoso do Nascimento Júnior dirigiu a UFS de 1968 a 1972, vindo a falecer em 1988. Ele será o vigésimo quinto cidadão a receber a outorga de Doutor Honoris Causa, maior título honorífico da Universidade Federal de Sergipe (veja infográfico abaixo).
Conselhos Superiores
O Conselho Universitário (Consu) é órgão máximo de natureza normativa, consultiva e deliberativa da Universidade em matéria administrativa e de política universitária. O Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Conepe) é o órgão normativo, deliberativo e consultivo superior da Universidade em matéria de ensino, pesquisa e extensão.

Ascom
comunica@ufs.br