

O período de pré-matrícula institucional para os candidatos classificados na chamada regular do processo seletivo Sisu 2020 terminou às 17h desta terça-feira, 4. Para esses alunos, a próxima etapa é a confirmação da matrícula, que ocorrerá durante a primeira semana de aulas. Para mais informações sobre datas de término e início de períodos, acesse os calendários acadêmicos.
Acompanhe todas as informações do Sisu UFS 2020
Para os estudantes que estão aguardando a lista de espera, ela será divulgada até o dia 12 de fevereiro e as pré-matrículas serão feitas entre os dias 17 e 20 do mesmo mês. Assim como os demais alunos, a confirmação dessas matrículas acontecerá durante a primeira semana de aulas.
Segundo Dilton Maynard, pró-reitor de Graduação (Prograd), a Universidade Federal de Sergipe depende do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o cumprimento de todas as datas mencionadas, portanto elas estão passíveis de modificação.
O vice-reitor Valter Joviniano revelou que o processo de pré-matrícula aconteceu como o esperado, graças ao empenho da universidade. “Esse período começou com um pouco de ansiedade por conta do atraso na liberação das notas, mas a equipe da Prograd se preparou e conseguimos passar por todos esses dias com sucesso”.
Alunos com deficiência e baixa renda
Segundo Dilton Maynard, estudantes que ingressaram na universidade nas condições de PCD (Pessoas com deficiência) devem ficar atentos. “Até o dia 6 de fevereiro, nós lançaremos a lista de candidatos que precisarão passar por uma perícia médica. Em caso do não comparecimento, perde-se a vaga”, explica.
Alunos que alegaram vir de famílias com renda máxima per capita de até um salário mínimo e meio também devem ter cuidado para não serem desclassificados. “A universidade está avaliando a documentação que comprova essa vulnerabilidade econômica e, se houver alguma necessidade, nós entraremos em contato para possíveis entrevistas ou atualização de documentos”, afirma Dilton.
Saiba mais
A pré-matrícula institucional: destina-se à apresentação do candidato para entrega da documentação exigida dentro da sua modalidade de concorrência.
Já a confirmação da matrícula destina-se à apresentação pessoal do candidato para efetivação de sua matrícula conforme procedimentos e cronograma que serão estabelecidos em edital de convocação para a confirmação da matrícula.
Para realizar a confirmação da matrícula, o candidato deverá apresentar-se nos dias, horários e locais previstos no edital de convocação portando documento de identidade com foto, de forma a concluir os procedimentos para a efetivação da sua matrícula.
O procedimento de confirmação da matrícula é obrigatório e caso o aluno não efetue no prazo previsto no edital de convocação para a confirmação de matrícula, a sua pré-matrícula será cancelada, podendo ser convocado o próximo classificado na lista de espera.
Ao concluir a pré-matrícula dos candidatos convocados pela lista de espera, a UFS procederá à divulgação da lista com a composição das turmas de primeiro e segundo semestre do ano letivo de 2020.
Informação importante: o tamanho da foto a ser entregue no ato da pré-matrícula, agora, tem a dimensão de 5x7 com o fundo branco e nome no candidato escrito no verso, conforme anexo I dos editais 53/2019 (UFS Sisu) e e 02/2020 (vestibular de Lagarto).
UFS no Sisu 2020
- 96 cursos participantes;
- 5.030 vagas;
- 2.418 vagas para ampla concorrência;
- 96 vagas para ações afirmativas (candidatos com deficiência: reservada uma vaga, por curso e turno, qualquer que seja a sua procedência escolar);
- 2.516 para Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas).
Para esclarecer dúvidas ou buscar outras informações, entre em contato com a Prograd pelo e-mail duvidasingressoufs@gmail.com.
Brunna Martins (bolsista)
Luiz Amaro
comunica@ufs.br