Fluendo Crescit (flutuando cresce). É sob o lema descrito no brasão da Universidade Federal de Sergipe que gestores, pesquisadores, técnicos, terceirizados e alunos da UFS estão atuando na força-tarefa de enfrentamento à pandemia do coronavírus no estado. A instituição deu início às ações de combate à doença no dia 12 de março deste ano, ao instalar o Comitê de Prevenção e Redução de Riscos para a covid-19. O grupo de trabalho é presidido pelo vice-reitor, professor Valter Joviniano de Santana.
+ Confira aqui o Plano de Contingência da UFS
O Comitê foi criado com a atribuição de monitorar os riscos frente à comunidade universitária e aos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, além de propor à administração da UFS as medidas a serem adotadas para a efetiva redução de riscos acadêmico e administrativo, e atuar na relação da Universidade com a comunidade externa e órgãos de saúde do Estado para otimizar as ações frente à pandemia.
Conheça as ações da força-tarefa por área:
- COMUNICAÇÃO PREVENTINA
- PRODUÇÃO DE INSUMOS
- EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- TRATAMENTO DE PACIENTES
- CURSOS E CAPACITAÇÕES
- TESTES RÁPIDOS DA COVID-19
- TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
- PROJETO EpiSERGIPE
- MEDIDAS ADMINISTRATIVAS
- AUXÍLIO E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
- COMUNICAÇÃO PREVENTIVA
A Rádio UFS FM lançou uma campanha educativa de combate ao coronavírus com dicas e orientações de como prevenir e tratar a doença. O material informativo está sendo veiculado diariamente na programação da emissora universitária. Ouça aqui!
A Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica de Lagarto, em parceria com o Centro de Informações sobre Medicamentos da UFS, criou a Central de Informações sobre a covid-19. A parceria com a Liga Acadêmica em Inclusão dos Deficientes Auditivos e Surdos na Saúde permite também que o conteúdo seja acessado por pessoas surdas.
- PRODUÇÃO DE INSUMOS
O Laboratório de Biotecnologia Ambiental, em parceria com o Laboratório de Desenvolvimento de Processo e Produto, está fabricando um item indispensável para a higienização das mãos: o sabonete líquido. O primeiro lote com 100 litros do material foi doado para cerca de dez instituições sociais da Grande Aracaju. A força-tarefa de alunos e professores também já produziu mais de 500 litros de água sanitária.
O Departamento de Farmácia já produziu mais de uma tonelada de álcool gel e 1.500 litros de álcool glicerinado para instituições de Sergipe, entre elas os Hospitais Universitários de Aracaju e Lagarto, Hospital Santa Isabel, Secretaria de Segurança Pública, Defensoria Pública, Fundação Renascer, além de asilos e secretarias municipais. O material também é produzido nos campi de Itabaiana, Lagarto e Glória.
+ Assista aqui: UFS produz álcool gel e glicerinado para hospitais e asilos
- EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO
A Fábrica de Software (Knuth) está produzindo protetores faciais para profissionais de saúde. A ação voluntária surgiu diante do aumento da demanda do uso do equipamento por conta da pandemia. A universidade doou 168 quilos de filamentos para impressoras 3D, possibilitando a fabricação de mais de 5 mil protetores faciais.
Cabine para testes da covid-19 reduz risco de contágio durante coleta. O equipamento de proteção foi desenvolvido pelo Laboratório de Patologia Investigativa da UFS, em parceria com projeto social Valter Passos, a fim de reduzir o risco de contaminação entre pacientes com sintomas da doença e profissionais de saúde na coleta da amostra para o exame RT-PCR, que detecta o novo coronavírus através das vias respiratórias.
O Laboratório de Corrosão e Nanotecnologia, em parceria com o Setor de Gestão de Inovação e Tecnologia do HU e a Superintendência de Infraestrutura da UFS, está fabricando caixas de desinfecção de máscaras descartáveis de filtro N95, usadas, principalmente, para proteger os profissionais de saúde de contaminações no ambiente hospitalar. A tecnologia permite a reutilização do equipamento de proteção individual.
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Pesquisadores de diversas áreas do conhecimento estão atuando na linha de frente de divulgação científica sobre a covid-19. O Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional, sob coordenação do professor Luiz Carlos Ribeiro, apresentou uma nota técnica apontando a necessidade de aumentar o isolamento social para conter covid-19 em Sergipe. Outra nota técnica divulgada pelo grupo de pesquisadores do Leader simulou os impactos da pandemia na economia sergipana.
O Grupo de Pesquisa em Treinamento Funcional publicou um artigo na Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício com orientações sobre exercícios físicos em casa durante isolamento social. O estudo liderado pelo professor Marzo Grigoletto busca auxiliar as pessoas que se interessam pelos treinamentos no período de pandemia.
O Laboratório de Patologia Investigativa, coordenado pelo professor Paulo Ricardo Martins Filho, elaborou duas notas técnicas com projeções sobre a ocupação dos leitos de UTI para covid-19 em Sergipe e mostrando a relação entre o aumento de casos da doença no estado e a queda de índice de isolamento social. O professor também publicou um texto na revista científica Science em defesa da ciência no combate à doença, e um artigo na Pan American Journal of Public Health desmentindo a eficácia da mistura do éter e clorofórmio, conhecido como "loló", no tratamento da covid-19. Outras duas publicações abordam fatores de associados à mortalidade por covid-19 e riscos de contaminação do novo coronavírus em procedimentos odontológicos.
+ Saúde mental em tempos de isolamento social é alvo de pesquisa na UFS
- TRATAMENTO DE PACIENTES
Através do aplicativo Monitora Covid-19, cinco professores do Departamento de Medicina estão atuando na linha de frente no atendimento online a pacientes com o novo coronavírus no estado. A ferramenta permite realizar consultas virtuais no horário das 8h às 18h, monitorar a situação de pessoas com sintomas da doença, orientar o usuário sobre riscos de contaminação, e localizar uma unidade de saúde mais próxima.
+ Baixe aqui o aplicativo Monitora Covid-19
O Hospital Universitário de Lagarto colocou em funcionamento a Unidade de Doenças Respiratórias com 46 leitos, sendo 10 de UTI. O HUL-UFS também prepara a abertura de um hospital de campanha com a ampliação de 20 leitos. Além disso, para reforçar a força-tarefa no combate ao coronavírus, 69 novos profissionais, como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, foram contratados pela Ebserh de forma temporária.
Em Aracaju, o Hospital Universitário de Aracaju abriu uma área com 30 leitos para atender pacientes com diagnóstico do novo coronavírus. São 14 leitos de UTI e 16 de enfermaria. A unidade não funciona no sistema porta aberta para casos de covid-19, já que os pacientes são encaminhados ao hospital pela Secretaria de Saúde de Aracaju.
+ Assista aqui: HU abre 30 leitos para pacientes com coronavírus em Aracaju
- CURSOS E CAPACITAÇÕES
Durante um mês, cerca 700 agentes comunitários de saúde de Aracaju foram capacitados para atuar no enfrentamento à doença na atenção primária à saúde da população. A iniciativa surgiu por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe, através do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde do Adulto e do Idoso do Hospital Universitário de Aracaju, e a Secretaria Municipal de Saúde.
Quinhentos profissionais de saúde do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) estão sendo treinados para o atendimento a pacientes com diagnóstico da covid-19. As capacitações de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos em enfermagem são realizadas no Centro de Simulações e Práticas da UFS, no campus de Lagarto, a partir de simulações realísticas, como sequência rápida de intubação, ventilação mecânica protetora, reanimação cardiopulmonar, e paramentação e desparamentação.
+ Assista aqui: UFS e HUL capacitam profissionais de saúde contra covid-19
- TESTES RÁPIDOS DA COVID-19
A Universidade Federal de Sergipe, em parceria com a Secretaria de Saúde de Aracaju, está mapeando a circulação do novo coronavírus na capital sergipana. Os professores do Departamento de Medicina da UFS, Roque Pacheco de Almeida, Amélia Ribeiro de Jesus e Enaldo Vieira de Melo, preparam o estudo de prevalência da covid-19 nos bairros do município, a partir da realização de 2.680 testes rápidos.
A Universidade também firmou um acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT-SE), Ministério Público Federal (MPF-SE) e Ministério Público do Estado de Sergipe (MP-SE) para a realização de 7.500 testes rápidos. Coordenada pelo professor Lysandro Boges, do Laboratório Bioquímica Clínica da UFS, a primeira etapa do projeto analisou 3.047 amostras de sangue de pessoas assintomáticas em dez municípios.
+ Assista aqui: Força-tarefa da UFS realiza testes rápidos da covid-19
- TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
A Superintendência de Tecnologia da Informação da UFS (STI) implementou a ferramenta Microsoft Teams, através do pacote Office 365, da Microsoft, que permite que alunos, professores e técnicos administrativos da instituição possam utilizá-la inteiramente de graça, na modalidade online, em dispositivos pessoais ou de trabalho.
A Fábrica de Software da UFS (KNUTH) também desenvolveu um sistema que permite integrar os resultados de exames virais, a exemplo testes da covid-19, dos 5.570 municípios brasileiros. O objetivo é solucionar a falta de integração de dados sobre a aplicação de testes do novo coronavírus na população brasileira. A ferramenta Monitora SUS pode ser acessada através do endereço: www.monitorasus.ufs.br
+ Assista aqui: UFS inicia segunda fase de testes rápidos da covid-19
- PROJETO EpiSERGIPE
A Universidade Federal de Sergipe firmou uma parceria com o Governo de Sergipe para o desenvolvimento de um projeto que visa acompanhar o grau de contaminação e os impactos do novo coronarívurs em Sergipe. O investimento será de R$4.160.000,00 através de emenda parlamentar. Subdividido em três vertentes, o projeto terá duração de um ano e consiste em monitorar o nível de infecção por Covid-19, identificando-se a prevalência em quinze municípios, estimar os impactos socioeconômicos da pandemia no estado e acompanhar de impactos sociais sobre populações vulneráveis.
Essa ação é inspirada em um projeto originalmente desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), intitulado “Evolução da prevalência de infecção por COVID-19 no RS: estudo de base populacional – EPICOVID-19”.
+ Leia aqui: o que é o projeto EpiSergipe?
- MEDIDAS ADMINISTRATIVAS
Inicialmente, o Comitê recomendou a suspensão das atividades acadêmicas extracurriculares, como aulas inaugurais, eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais. Com o avanço da pandemia, a UFS decidiu suspender as atividades acadêmicas presenciais e estabelecer normas para a execução do trabalho remoto. Atualmente, o início do período letivo regular 2020.1 da graduação está suspenso.
+ Leia aqui: portarias e instruções normativas
A UFS lançou ainda uma chamada pública conjunta com as normas e os procedimentos para inscrição e registro de atividades acadêmicas, culturais e artísticas desenvolvidas remotamente, e voltadas ao atendimento da comunidade universitária e sociedade em geral. As ações devem ocorrer durante o período de suspensão de atividades presenciais e medidas de distanciamento social em decorrência da pandemia.
A Pró-Reitoria de Graduação da UFS também publicou edital regulamentando a oferta de componentes curriculares, preferencialmente optativos, por meio remoto, em Período Letivo Especial (2019.4). A Prograd considerou a situação de emergência em saúde pública devido à pandemia de covid-19, que motivou a suspensão das atividades acadêmicas presenciais nos seis campi da universidade desde o dia 17 de março.
+ Assista aqui: Pró-reitor de graduação explica edital de período letivo especial
Outra medida foi possibilitar a antecipação da cerimônia de colação de grau de 40 alunos da 97ª turma do curso de Medicina. Os novos médicos solicitaram a abreviação do curso para reforçar o sistema de saúde do estado durante a situação de emergência de saúde pública neste período, de acordo com as regulamentações da universidade, seguindo as orientações técnicas do Ministério da Educação (MEC).
- AUXÍLIO E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
A UFS lançou um Plano de Ação Emergencial de Assistência Estudantil frente à Covid-19. O plano atende alunos previamente avaliados e assistidos através de programas de assistência estudantil cujos recursos recebidos, provenientes de bolsas de qualquer natureza e auxílios, somados, sejam inferiores a R$ 400 por mês. O Plano de Ação Emergencial da instituição eleva, então, de forma provisória e emergencial o valor mínimo recebido por estudante a R$ 400, beneficiando um total de 1.549 alunos.
O Serviço de Psicologia da Assistência Estudantil (SPAE) continua desempenhando suas funções de forma remota. Além das palestras virtuais com psicólogos, são realizadas atividades de rotina relativas à comissão e ao acompanhamento dos residentes, atividades assíncronas de orientação ao público por meio do perfil no instagram, e publicações de cuidados com saúde mental em períodos de confinamento.
Saiba mais informações em: coronavirus.ufs.br
Abel Victor
Josafá Neto
Marcos Cardoso