Qua, 22 de julho de 2020, 14:23

Ortopedistas do HUL-UFS realizam cirurgias inéditas na unidade hospitalar em vítimas de acidentes com moto
Foram realizadas cirurgias reparadoras de fratura de perna, tornozelo, lesão do polegar e mão
Equipe do setor de ortopedia do Hospital Universitário de Lagarto
Equipe do setor de ortopedia do Hospital Universitário de Lagarto

Equipe de profissionais do setor de ortopedia do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh) realizou mais dois procedimentos inéditos na unidade hospitalar para tratamento de fratura da perna e tornozelo, e para correção de lesão de polegar com comprometimento e exposição de tendão, ossos e nervos da mão.

Os procedimentos realizados em dois pacientes vítimas de acidentes com moto foram conduzidos pelos médicos Agnelo Júnior, Ricardo Fonseca e Diogo Neiva, juntamente com médicos residentes do Programa de Ortopedia e Traumatologia do HUL.

O primeiro paciente foi submetido a cirurgia reparadora de fratura dos ossos da perna, com cobertura de calcanhar com retalho neurocutâneo local. E o segundo procedimento envolveu técnica de microcirurgia para cobertura de polegar com retalho vascularizado (pele, artéria, veia e nervo) do quarto dedo para o polegar.

“No primeiro caso, tratou-se de uma fratura dos ossos da perna, associado a um desnuvelamento do calcâneo, sendo colocado fixador externo e controle de danos, além de realizada sutura local em primeiro momento”, ressalta Agnelo Júnior, médico cirurgião de mão e microcirurgia.

“Após duas semanas foi retirado o fixador e realizado osteossintese definitiva com placa, mais parafuso e cobertura com retalho neurocutâneo”, destaca ainda dr. Agnelo. “Já o outro caso se tratou de uma exposição óssea e tendínea no polegar, com retalho de littler para a polpa digital do polegar”, conclui o ortopedista.

Marcelo Sandes

Unidade de Comunicação do HUL


Atualizado em: Qua, 22 de julho de 2020, 14:30
Notícias UFS