Na última sexta-feira, 4, o professor-visitante e pesquisador da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Bernard Charlot, recebeu da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) o título de “doutor honoris causa”. A cerimônia aconteceu de forma remota, através de videoconferência transmitida no canal oficial da UFPE, no YouTube.
Com 24 livros publicados e/ou editados e inúmeros artigos na área da educação, Bernard também é professor titular emérito da Universidade Paris 8 (França) e “doutor honoris causa” da Universidade de Patras (Grécia).
Em discurso durante a cerimônia, o professor expressou: “para além de um prazer pessoal, minha satisfação e alegria são maiores, pois o ‘doutor honoris causa’ me foi atribuído pela Universidade Federal de Pernambuco. Escolhemos [o professor e sua família] o Brasil, porque é um país de futuro, um país de desafios, mas também um país que simboliza a necessidade de uma luta contra a desigualdade social, em particular, pela educação”.
Membro do Departamento e da Pós-Graduação em Educação da UFS, fundou com a professora Veleida Anahí, também do Departamento de Educação (DED), o grupo de pesquisa “Educação e Contemporaneidade” (Educon), um dos maiores eventos internacionais da área realizados no país. Ele também atuou nos Núcleos de Dança e de Teatro, no campus de Laranjeiras, e na Pós-Graduação em Educação e em Ensino de Ciências Naturais e Matemática na universidade.
Ascom
comunica@ufs.br