Como fazer um aluno entender conceitos extremamente abstratos presentes nas ciências? A psicologia é a disciplina que se dedica, dentre outras coisas, a entender a aprendizagem, e a responder questões como esta, que inquietam os professores.
E foi com a preocupação de mostrar a importância da psicologia em todos os períodos da formação docente que dois professores organizaram uma obra que acaba de ser lançada pela Editora UFS: “Modelos teóricos de aprendizagem nas licenciaturas: suportes para o ensino de Ciências e Matemática” (87 pág), coletânea preparada pelos docentes Laerte Silva da Fonseca e Kleyfton Soares da Silva.
Lançado em formato digital pela Editora UFS, a obra apresenta as bases teóricas da aprendizagem, reunidas sob seus diversos modelos (comportamentalista, psicanalítica, cognitivista, humanista e neurocognitivista).
“Não é possível, em um período da graduação, colocar todo o suporte que é necessário para um professor entrar numa sala de aula e controlar as variáveis em torno de um modelo teórico”, pontua o professor Laerte.
Ele afirma ter se deparado, na pós-graduação, com uma deficiência confessa da parte dos graduados em licenciatura, de diversos cursos, quanto ao conhecimento de tais modelos teóricos.
“Assim que eu ministrei pela primeira vez a disciplina ‘Teorias de aprendizagem”, no Mestrado de Ensino de Ciências e Matemática, vi alunos de diversas licenciaturas que disseram só ter ouvido falar, na graduação, de Piaget e de Vygotsky, e de mais nenhum outro teórico da aprendizagem”.
Por meio de sete capítulos, a obra explora perspectivas de aprendizagem de química, matemática e biologia, oferecendo sugestões e propondo uma matriz de referência para que o docente ou professor em formação possa relacionar os estágios supervisionados, as metodologias e a psicologia da aprendizagem.
Trilogia
Esta é a terceira obra sobre o tema organizada pelo professor Laerte. Em outras duas, lançadas em 2018 e 2019, os modelos teóricos também são tratados, mas com outro enfoque. “Na primeira, tratamos das sequências de ensino de ciências e matemática; na segunda, implementamos essas sequências, e agora visitamos as licenciaturas, vendo os projetos institucionais e investigando como elas lidam com os modelos teóricos”.
Podcast
A obra "Modelos teóricos de aprendizagem nas licenciaturas: suportes para o ensino de Ciências e Matemática" está disponível gratuitamente para download na livraria da Editora UFS, e foi tema do sétimo episódio do Podcast Sinopse, programa que apresenta os lançamentos da Editora UFS em entrevista com os autores. Ouça aqui.
Os organizadores
Laerte Silva da Fonseca é Livre-Docente (Emil Brunner World University - EBWU, Miami, Flórida/EUA) e Doutor em Educação Matemática (Unian/SP, UCB/Lyon 1-FR), psicólogo, professor Titular de Educação Matemática do Instituto Federal de Sergipe, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe.
Kleyfton Soares da Silva é doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFS e professor EBTT de Química do Instituto Federal Goiano (IF Goiano/Campos Belos).
Ascom