Seg, 30 de agosto de 2021, 17:48

Obra discute modelos teóricos de aprendizagem nas licenciaturas em Ciências e Matemática
Coletânea apresenta bases teóricas da aprendizagem, reunidas sob seus diversos modelos

Como fazer um aluno entender conceitos extremamente abstratos presentes nas ciências? A psicologia é a disciplina que se dedica, dentre outras coisas, a entender a aprendizagem, e a responder questões como esta, que inquietam os professores.

E foi com a preocupação de mostrar a importância da psicologia em todos os períodos da formação docente que dois professores organizaram uma obra que acaba de ser lançada pela Editora UFS: “Modelos teóricos de aprendizagem nas licenciaturas: suportes para o ensino de Ciências e Matemática” (87 pág), coletânea preparada pelos docentes Laerte Silva da Fonseca e Kleyfton Soares da Silva.


Obra explora perspectivas de aprendizagem de química, matemática, física e biologia, oferecendo sugestões e propondo uma matriz de referência para o docente ou professor em formação (projeto gráfico e capa: Iago Novais/ bolsista EditoraUFS)
Obra explora perspectivas de aprendizagem de química, matemática, física e biologia, oferecendo sugestões e propondo uma matriz de referência para o docente ou professor em formação (projeto gráfico e capa: Iago Novais/ bolsista EditoraUFS)

Lançado em formato digital pela Editora UFS, a obra apresenta as bases teóricas da aprendizagem, reunidas sob seus diversos modelos (comportamentalista, psicanalítica, cognitivista, humanista e neurocognitivista).

“Não é possível, em um período da graduação, colocar todo o suporte que é necessário para um professor entrar numa sala de aula e controlar as variáveis em torno de um modelo teórico”, pontua o professor Laerte.

Ele afirma ter se deparado, na pós-graduação, com uma deficiência confessa da parte dos graduados em licenciatura, de diversos cursos, quanto ao conhecimento de tais modelos teóricos.


Gazzaniga, Piaget, Freud, Pavlov e Carl Rogers são alguns dos teóricos da aprendizagem abordados na obra (fotos: Reprodução)
Gazzaniga, Piaget, Freud, Pavlov e Carl Rogers são alguns dos teóricos da aprendizagem abordados na obra (fotos: Reprodução)

“Assim que eu ministrei pela primeira vez a disciplina ‘Teorias de aprendizagem”, no Mestrado de Ensino de Ciências e Matemática, vi alunos de diversas licenciaturas que disseram só ter ouvido falar, na graduação, de Piaget e de Vygotsky, e de mais nenhum outro teórico da aprendizagem”.

Por meio de sete capítulos, a obra explora perspectivas de aprendizagem de química, matemática e biologia, oferecendo sugestões e propondo uma matriz de referência para que o docente ou professor em formação possa relacionar os estágios supervisionados, as metodologias e a psicologia da aprendizagem.

Trilogia

Esta é a terceira obra sobre o tema organizada pelo professor Laerte. Em outras duas, lançadas em 2018 e 2019, os modelos teóricos também são tratados, mas com outro enfoque. “Na primeira, tratamos das sequências de ensino de ciências e matemática; na segunda, implementamos essas sequências, e agora visitamos as licenciaturas, vendo os projetos institucionais e investigando como elas lidam com os modelos teóricos”.


Laerte Silva da Fonseca é Livre-Docente e Doutor em Educação Matemática, professor Titular de Educação Matemática do Instituto Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFS (foto: Arquivo pessoal)
Laerte Silva da Fonseca é Livre-Docente e Doutor em Educação Matemática, professor Titular de Educação Matemática do Instituto Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFS (foto: Arquivo pessoal)

Podcast

A obra "Modelos teóricos de aprendizagem nas licenciaturas: suportes para o ensino de Ciências e Matemática" está disponível gratuitamente para download na livraria da Editora UFS, e foi tema do sétimo episódio do Podcast Sinopse, programa que apresenta os lançamentos da Editora UFS em entrevista com os autores. Ouça aqui.

Os organizadores

Laerte Silva da Fonseca é Livre-Docente (Emil Brunner World University - EBWU, Miami, Flórida/EUA) e Doutor em Educação Matemática (Unian/SP, UCB/Lyon 1-FR), psicólogo, professor Titular de Educação Matemática do Instituto Federal de Sergipe, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe.

Kleyfton Soares da Silva é doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFS e professor EBTT de Química do Instituto Federal Goiano (IF Goiano/Campos Belos).

Ascom

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 30 de agosto de 2021, 18:45
Notícias UFS