Contribuir para a melhoria da situação emocional e financeira da população vulnerável nesse momento de pandemia é um dos objetivos do projeto de extensão Linhas e Desalinhos de São Cristóvão, coordenado pela professora Rosane Bezerra Soares, do Departamento de Artes Visuais e Design. O projeto envolve dois estudantes do curso: Jhon Eldon Barbosa e Shirley Melo Santana.
A partir de um convite de Neusa Malheiros, da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho (Semast) de São Cristóvão, Jhon Eldon se reuniu com um grupo de artesãs (crocheteiras) durante o mês de agosto de 2020 para buscar alternativas para os problemas resultantes da pandemia. A partir daí, o coletivo Crochê-te-ando foi criado - meses depois surgiram os editais da Lei Aldir Blanc, o que impulsionaram os trabalhos.
“Os alunos tornaram-se mais conscientes sobre a forma como poderiam contribuir para a diminuição de problemas sociais. Além disso, buscaram no projeto soluções que envolvem a valorização do patrimônio histórico e artístico da cidade, o que será particularmente relevante na futura carreira como professores dos ensinos fundamental e médio”, diz Rosane.
Para Jhon Eldon, a experiência tanto para os estudantes quanto para as pessoas que integram o coletivo, e que não possuem vínculo com a UFS, é muito importante.
“Estamos afinando as ações do projeto de extensão objetivando a retomada das ações presenciais na Casa da Costura dona Zil, onde todo o trabalho deve acontecer. Esse equipamento social, ligado à Semast, vai reinaugurar nesta segunda, 13, e, a partir daí, teremos uma programação mais específica das ações abertas ao público”, afirma o estudante.
“O projeto tem muito a acrescentar na vida das pessoas que dele participa. É muito importante esse diálogo que aconteceu e acontece de uma maneira horizontal e circular, uma construção apoiada por uma docente”, completa.
Exposição na Espanha
Quatro trabalhos do Crochê-te-ando encontram-se expostos na 18ª edição do Art al Vent, mostra ao ar livre de criação têxtil mais importante da Espanha, que ocorre de 13 de agosto a 14 de setembro de 2021.
Três obras compreendem autoria individual e uma, coletiva. A Prefeitura de São Cristóvão ajudou com o envio cobrindo os custos das postagens.
As artesãs que produziram individualmente elaboraram sua própria poética. A obra coletiva é uma colagem de diversos tipos de arte têxtil (técnicas manuais). As obras possuem as dimensões de 1,60x2,60m fixadas em material leve, conforme as regras da mostra.
Participaram dos trabalhos: Simone Gonçalves de Souza, Flávia Santana, Márcia Rodrigues, Claudice Moura, Sara Sulovon, Shirley Melo, Rosane Bezerra, Sérgio Soares e Jhon Eldon.
Para participar do projeto de extensão, basta entrar em contato com a professora Rosane pelo e-mail rosanebsoares@gmail.com.
Acesse @coletivacrochete para saber mais sobre o projeto.
Verônica Soares (bolsista)
Luiz Amaro (edição)
comunica@academico.ufs.br