Qui, 03 de fevereiro de 2022, 11:41

Estudantes aprovam volta dos Restaurantes Universitários da UFS
Para o funcionamento, estão sendo seguidos protocolos que levam em consideração o momento de pandemia

Com a retomada das atividades discentes de forma híbrida, voltou a funcionar também o Restaurante Universitário (Resun) em todos os campi da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para utilizar o serviço do restaurante, é necessário instalar o aplicativo eUFS no celular e acessar o SIGAA, escolhendo a funcionalidade Restaurante.

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFS, Marcelo Mendes, a reabertura dos restaurantes universitários faz parte de um planejamento que vem sendo feito desde 2020, incluindo os processos licitatórios. “As empresas vencedoras das licitações ocuparam os espaços e garantiram a alimentação para todos os alunos da UFS. Acompanhei in loco essa abertura, vi a qualidade da alimentação e o brilho nos olhos dos alunos que puderam ter garantido o fornecimento da alimentação institucional”, afirmou.

O pró-reitor informa que, além do fornecimento de alimentação, os protocolos de segurança que levam em consideração o momento de pandemia também estão sendo seguidos. “A biossegurança também foi observada no retorno. Tem a questão da vacina, do agendamento via aplicativo para evitar aglomeração, diminuindo filas, do uso obrigatório de máscara. Então, pedimos a compreensão de toda a comunidade acadêmica para que observem todos os cuidados que estão sendo tomados, cumprindo fielmente os protocolos de segurança da universidade”, comentou Mendes.


Fotos: Pedro Ramos
Fotos: Pedro Ramos

Ele acrescenta que a alimentação institucional não é simplesmente um direito de aluno. “Esse serviço garante a segurança alimentar e nutricional dos alunos e, muitas vezes, garante também a permanência do aluno na universidade. O aluno ganha mais tempo para se dedicar às questões da pesquisa, da extensão e até do convívio social, melhorando os indicadores acadêmicos”, pontuou.

Permanência

A coordenadora de Alimentação e Nutrição da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), Bárbara Rocha, reforça essa importância. “O Resun oferece alimentação institucional, pois o estudante bem alimentado pode permanecer nas estruturas da UFS para cumprir suas atividades acadêmicas. Assim, podemos dizer que os Resun é um instrumento de assistência estudantil que contribui para a democratização do ensino superior”, ressalta.

“A abertura do Resun contribui para a redução da insegurança alimentar e nutricional entre os nossos estudantes, que estão animados com essa volta, principalmente porque agora há Resun em todos os campi. Mesmo aqueles estudantes que não estão tendo aulas presenciais, estão procurando o Resun para realização das refeições”, aponta a coordenadora.

“Os valores das refeições para os estudantes continuam os mesmos de sempre, sendo R$ 1 para estudantes de graduação e R$ 2 para estudantes de pós-graduação”, informa Bárbara.


 mg 9791

Visão do estudante

Para a estudante do 8º período do curso de Química-Licenciatura, Auany Arielly, a volta do Resun facilita a rotina estudantil. “É de suma importância a funcionalidade do Restaurante Universitário para que eu consiga dar continuidade à minha graduação, visto que o Resun facilita a nossa rotina corrida de estudos e aulas, principalmente quando residimos próximo à universidade. Sendo assim, o Resun é fundamental para os alunos conseguirem se manter na graduação”, considera.

“Após quase dois anos em modo remoto, a volta do Resun em conjunto com 50% das aulas presenciais demonstra um preparo da equipe em amparar uma porcentagem de alunos. Vale ressaltar um elogio ao sistema adquirido pelo universidade, com inovação de agendamentos das refeições”, elogia a estudante.


 mg 9816

Outro que demonstrou satisfação com o benefício do Restaurante Universitário foi José Everton Nascimento, aluno do curso de Física, campus Itabaiana. “É uma boa alimentação, com quantidade satisfatória. Eu só acrescentaria um campo para restrições alimentares, mas no geral a alimentação é balanceada, boa, bem servida, adequada. Essas refeições são um grande ganho, porque além de manter o aluno por mais tempo no campus, ele se sente mais acolhido, bem cuidado, principalmente aqueles que trabalham durante o dia e vêm direto do trabalho, porque podem jantar a um valor acessível e com qualidade”, enfatiza José Everton.

Todos os estudantes de graduação e pós-graduação com a matrícula ativa e regular na UFS podem fazer suas refeições no Resun e, às sextas-feiras, o aplicativo abre o calendário de agendamento da semana seguinte, que se estende até a quinta-feira da semana da refeição. A refeição pode ser agendada até as 21h do dia anterior à refeição de interesse.

Para esclarecer dúvidas de estudantes quanto ao ingresso aos refeitórios, está disponível o espaço "respostas para as perguntas mais frequentes", com conteúdo criado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Ascom


Atualizado em: Qui, 03 de fevereiro de 2022, 12:42
Notícias UFS