Todos os estudantes da Universidade Federal de Sergipe podem avaliar a alimentação e os serviços ofertados pelos Restaurantes Universitários (Resuns). Já estão disponíveis para a comunidade universitária os formulários referentes a almoço e jantar, e a proposta é que os alunos realizem a avaliação após cada refeição.
Essas informações são primordiais para que a qualidade da alimentação institucional possa estar em constante evolução. A participação dos estudantes integra o instrumento de medição de resultados e é uma das esferas que a universidade leva em conta.
A coordenadora de Alimentação e Nutrição da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), Bárbara Rocha, ressalta a importância da participação dos alunos para a melhoria dos Resuns.
“Esse retorno serve para que nós possamos avaliar se estamos cumprindo o nosso objetivo de fornecer uma alimentação de qualidade e, para além da alimentação, saber onde melhorar no serviço como um todo. E dá também para perceber a compreensão dos estudantes sobre essas refeições, trabalhando a questão da informação e da educação nutricional. Por exemplo, os sucos têm que ter um teor menor de açúcar porque existe a orientação sobre ingestão de açúcar livre, então quando adequamos à medida nutricional os alunos tendem a pontuar negativamente. Então nós identificamos os padrões alimentares e pensamos em atividades de educação alimentar. Temos que reparar esses dois lados da avaliação: saber se está satisfazendo o estudante e identificar os hábitos alimentares e trabalhar melhor com isso”, informa Bárbara.
Como deve ser respondido a todo momento, os formulários ficarão sempre disponíveis e a tabulação dos dados vai poder ser feita pela equipe da Proest a partir da seleção de um período específico. Os dados obtidos serão estudados de forma interna pela UFS, bem como repassados como forma de relatórios para as empresas.
A coordenadora também explica que essa é uma etapa obrigatória dentro do processo licitatório que contratou as empresas terceirizadas. “Na verdade, a avaliação do cliente deve ser constante e tem que fazer parte do processo de fiscalização, inclusive podendo haver penalização financeira quando a pontuação está abaixo de 7 e então a empresa não recebe a porcentagem completa do valor da refeição. O usuário participa com o preenchimento do formulário e isso entra na avaliação do serviço prestado”, afirma.
Letícia Nery – Ascom UFS
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