A partir da próxima segunda-feira, 21 de março, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe (Bicen/UFS) retornará ao horário normal de funcionamento para atender a demanda dos estudantes do campus de São Cristóvão. O espaço ficará disponível de segunda a sexta-feira, das 07h às 22h.
O objetivo é oferecer uma maior disponibilidade para que os alunos da universidade utilizem o salão de estudos para o acompanhamento de aulas e outras atividades dentro do atual modelo de Ensino Híbrido Emergencial (EHE).

A diretora da Bicen e do Sistema de Bibliotecas da UFS (SibiUFS), Selma Santos, explica que a mudança vem para oferecer mais apoio para a comunidade acadêmica ainda nesse momento de adaptação por conta da pandemia da covid-19.
“Um número muito significativo de alunos está tendo aula nos estilos remoto e presencial, e vimos a dificuldade de ter um local à noite para acompanhar o conteúdo na mudança de uma aula presencial para o remoto e vice-versa. Consultamos a Divisão de Apoio ao Leitor, tivemos uma reunião interna e decidimos estender o horário, retornando para o funcionamento até 22h para poder acolher essa demanda dos estudantes, o que é muito importante para a instituição”, afirma Selma.
Como a Universidade federal de Sergipe encontra-se na fase 2 do Plano de Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais, utilização do espaço está condicionada à ocupação máxima de 50% da capacidade.A diretora também destaca o bom espaço do salão de estudos da Bicen para auxiliar no processo de aprendizagem dos usuários. “É um local amplo, com qualidade, climatização, segurança e respeito ao Protocolo de Biossegurança da UFS”.
Empréstimo de livros
Por mais que a consulta física ao acervo de livros continue suspensa, o empréstimo das obras foi retomado no dia 25 de fevereiro. O serviço deve ser realizado por meio de agendamento eletrônico via sistema Pergamum e cada usuário pode retirar até três livros, realizando em seguida um máximo de duas renovações.
O tempo de empréstimo é de dez dias para alunos da gradução, pós-graduação e técnicos, e de 20 dias para docentes. Na devolução, os livros serão submetidos a um processo de higienização natural por cinco dias, para que possam ser novamente emprestados, conforme as normas do Protocolo de Biossegurança da instituição.
Letícia Nery – Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br