O vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Rosalvo Ferreira, no exercício da reitoria, visitou nesta quinta-feira, 17, as obras de construção da sede definitiva do Campus do Sertão, em Nossa Senhora da Glória. Ele aproveitou a visita também para reunir-se com a equipe de direção da unidade.
Chamou a atenção do gestor o sistema de captação das águas pluviais para reaproveitamento nos prédios. Segundo o engenheiro civil da UFS Valdir Teixeira Santos, responsável pela fiscalização do contrato, o projeto prevê o recolhimento das águas das chuvas e da condensação dos ares-condicionados.
“As águas serão acumuladas em reservatórios após passarem por um sistema de tratamento (filtragem), e serão reaproveitadas nas bacias sanitárias”, explica o profissional. “[Será um] sistema de bypass, no momento em que não houver essa água suficiente para alimentar as bacias, o sistema automaticamente acionará o abastecimento do fornecimento convencional”, completa.
A ideia de sustentabilidade no projeto da construção vai além. É previsto um ambicioso sistema para produção de energia solar, a partir da instalação de 3.100 placas fotovoltaicas como cobertura de 365 vagas nos estacionamentos do campus.
“A estrutura da obra é realmente algo que chama a atenção. Os espaços estão sendo muito bem construídos e se imagina que, quando entregues, serão referência”, exclama o reitor em exercício.
Acessibilidade
Outro cuidado assumido pelos idealizadores do projeto é com a acessibilidade. Os acessos ao campus e entre os prédios estão sendo construídos obedecendo todos os preceitos para permitir a locomoção de pessoas com deficiência. Além disso, os prédios com mais de um pavimento receberão plataformas elevatórias visando à acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Ascom
comunica@ufs.br