A Cátedra Marquês de Pombal, parceria da Universidade Federal de Sergipe com o Instituto Camões, I.P., acaba de lançar o selo digital E-Pomb@l para a publicação de uma coleção de 20 livros inéditos ou reedições de obras já publicadas.
As produções devem ser relacionadas ao período pombalino ou ao século 18 e se encaixar em pelo menos um de quatro eixos temáticos: História da Educação; Estudos Linguísticos e Literários; Cultura, Memória, Identidade; e Filosofia da História e Modernidade.
“Além dos anais de eventos realizados pela Cátedra, o selo buscará publicar livros autorais, coletâneas ou (re)edições de obras raras ou comemorativas de caráter científico e/ou cultural relacionadas à reflexão e à investigação sobre o século XVIII no Brasil e em Portugal”, conta o professor do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) Luiz Eduardo Oliveira, diretor da Cátedra.
Os livros terão formato e-book, serão publicados em coedição pelas editoras Criação (Brasil) e Theya (Portugal) e distribuídos gratuitamente no site e nas redes sociais da Cátedra e das editoras, com a possibilidade de algumas edições impressas para doação para instituições portuguesas e brasileiras.
A publicação das obras selecionadas será feita progressivamente *até 2023* e não envolve custos para os seus autores.
Como participar?
Os interessados podem participar enviando por e-mail, até o dia *17 de julho* de 2022, dois arquivos distintos: um com o texto do livro sem identificação, e outro com os dados do autor ou autores.
Os manuscritos devem estar em formato Word ou equivalente, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5. Não há limite de páginas. Os elementos pré-textuais, citações, referências, bibliografia etc., devem obedecer às normas da ABNT.
Podem ser enviados livros para reedição, desde que o autor possua os direitos autorais. Nestes casos, será feita pelas editoras a padronização da diagramação e ajustes às normas.
Para submeter propostas ou buscar outras informações, entre em contato com a Cátedra pelo e-mail catedrapombal@academico.ufs.br.
A Cátedra
Dedicada ao desenvolvimento de iniciativas científicas e culturais sobre o século 18 no Brasil e em Portugal, a Cátedra Camões na Universidade Federal de Sergipe tem como seu patrono a figura do estadista português conhecido como Marquês de Pombal.
A Cátedra veio inaugurar ou aprimorar uma série de possibilidades de cooperação entre a UFS e outras universidades e pesquisadores, a exemplo das obras completas do Marquês de Pombal, que serão publicadas pela Editora UFS, do Dicionário Global das Religiões, em fase final de preparação, e do já publicado Dicionário dos Antis: a cultura brasileira em negativo.
Ascom