A Universidade Federal de Sergipe regulamentou os procedimentos formais de revalidação e registro de diplomas de graduação de cursos de Medicina expedidos por instituições estrangeiras de ensino superior.
Agora, a UFS passa a validar pedidos de revalidação submetidos ao Sistema Revalida, cujo resultado é emitido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os procedimentos detalhados para solicitação de revalidação foram estabelecidos na Portaria Nº326, publicada pelo Gabinete do Reitor nesta quarta, 13 de abril. Seguindo as normas do Revalia, o texto veda a solicitação de revalidação igual e concomitante em outra universidade.
Como solicitar?
Aqueles que desejam validar seu diploma de Medicina pela UFS devem dar entrada em requerimento junto ao Protocolo Geral com todos os documentos exigidos na Portaria. A abertura do processo de registro de revalidação poderá ser feita por e-mail.
A UFS tem 180 dias, a contar da data do registro no Protocolo Geral para se pronunciar sobre os pedidos de revalidação. Uma vez homologado, o original do diploma é apostilado em termo assinado pelo reitor e registrado, passando a possuir validade nacional.
Revalida
Médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil podem, desde 2011, buscar a revalidação de seu diploma por meio do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida).
Dividido em duas etapas eliminatórias, a de provas escritas e a de habilidades clínicas, o exame é fundamentado na demonstração de conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da medicina.
Ascom
comunica@academico.ufs.br