Sex, 20 de maio de 2022, 09:22

Exposição mostra crescimento da Biblioteca Central da UFS ao longo dos anos
A mostra pode ser visitada na Galeria Jordão de Oliveira, dentro da Bicen
Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS
Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS

Dando continuidade às comemorações pelos 54 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi aberta nesta quinta-feira, 19, na Biblioteca Central - Campus São Cristóvão (Bicen), a exposição Bicen - 40 Anos Reunindo, Preservando, Organizando e Disseminando o Conhecimento. A mostra continua em exibição na Galeria Jordão de Oliveira, dentro da própria Biblioteca Central.


1g6a6180

Para o vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, que preside a comissão de comemoração dos 54 anos da universidade, a Bicen é hoje uma referência não só no Nordeste, mas no Brasil. “É uma das melhores do Brasil, com um corpo técnico excepcional, uma estrutura física que foi devidamente ampliada. É preciso reconhecer que a biblioteca é parte de um sistema bastante integrado, com a expansão da universidade para o interior. A gente sabe que ainda é preciso avançar, sempre tendo uma perspectiva de que a biblioteca é o coração da universidade”, declarou.

De acordo com ele, o conhecimento e a produção intelectual dependem desse acervo. “Queremos crer no propósito de tornar o ambiente acadêmico mais adequado, com bom mobiliário, climatizado, com condições técnicas para que possamos desenvolver um melhor serviço para a comunidade. A Bicen deve continuar sendo um espaço de convívio, de integração, para que pessoas de diferentes níveis de instrução, de diferentes rendas, tenham acesso ao conhecimento”, complementou Rosalvo.


1g6a6223

Evolução

Quem também participou da abertura da exposição foi Chefe da Divisão de Processamento Técnico da Bicen, Pedro Vasconcelos. “É importante destacar a relevância dessa exposição, que traz um pouco da construção e da evolução da biblioteca ao longo dos anos. É uma exposição que tem muito a ver com a universidade, com seu caráter de educação e informação”, ressaltou Vasconcelos.


1g6a6188

Já Nelma Carvalho, bibliotecária há 17 anos da Bicen e responsável pela Documentação Sergipana, se disse orgulhosa pela função que ocupa. “Essa exposição homenageia os 40 anos da Bicen, completados em pleno início da pandemia. Durante esse tempo foram muitas evoluções, a gente só tem a agradecer, desde o jardineiro ao pessoal da limpeza, à equipe de atendimento, bibliotecários, processamento técnico, diretores, a todos”, pontuou.

“Hoje estamos podendo mostrar depoimentos de pessoas que passaram pela biblioteca, do arquiteto do campus da UFS, professor Washgington, de alguns bibliotecários, do professor Josué, que foi reitor da universidade. Temos quadros de fotografias, álbuns históricos de formatura, um acervo muito grande, a ampliação da Bicen, vale a pena conhecer”, resumiu Telma.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Sex, 20 de maio de 2022, 09:57
Notícias UFS