
Na última sexta-feira, 26, gestores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) representaram a instituição no VIII Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes Parceiras do Futura, realizado no Rio de Janeiro. Com a temática “Os desafios das universidades nos novos contextos da comunicação e da educação no Brasil”, representantes de diversas universidades privadas e públicas estiveram reunidos no evento promovido pelo Canal Futura e Fundação Roberto Marinho.
Uma das pautas foi a importância fundamental da comunicação com as universidades para solucionar desafios enfrentados no cotidiano e o retorno presencial das atividades acadêmicas que foram suspensas devido à pandemia da covid-19. "Há uma relevância muito grande desse encontro, principalmente pelos desafios que as nossas instituições têm em dialogar com a sociedade e elevar aquilo que fazemos para que isso chegue de uma forma mais clara. A associação das instituições com o canal televisivo é focado na divulgação científica, permitindo mais informação qualificada para a população e isso é um grande avanço." afirma o reitor da UFS, Valter Santana.

Durante o dia foram discutidos temas como papel da universidade na dinâmica do combate às desigualdades, jovens no ensino superior e a cobertura jornalística em educação. O fórum também celebrou os 25 anos do Canal Futura. “O Fórum é um momento de renovação e fortalecimento de laços para os próximos anos. São instituições que cooperam com o pensamento crítico e construtivo da educação no Brasil e encontram, nesse fórum, um espaço para expor ideias, trocar experiências e pensar no futuro que queremos”, diz o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria.

"Alô, Comunidade!"
O que também marcou o VIII Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes foi o pré-lançamento do programa "Alô, Comunidade!", desenvolvido pela UFS em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e com o Canal Futura. Com o projeto, as ações de extensão das universidades públicas brasileiras serão amplamente divulgadas de forma semanal na televisão.

A repercussão foi muito boa e já temos mais universidades interessadas em compor conosco na produção do programa e realmente vivemos um momento de um sentimento coletivo das universidades de querer fazer acontecer. Foi um momento muito rico de partilha entre as instituições e montamos uma proposta de agenda comum para 2023, com ideias de programas e reportagens. O Canal Futura está super aberto para repercutir as pautas das universidades e isso é muito bom", ressalta a diretora de de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual da UFS, Maíra Bittencourt.
As instituições interessadas poderão fazer adesão ao projeto para contribuir com o programa, fornecendo reportagens sobre os projetos, programas e demais ações extensionistas realizadas. O "Alõ, Comunidade!" será transmitido pelo Canal Futura e UERN TV,além de ficar disponível no Globo Play para assinantes e não-assinantes.
Jane Miranda – bolsista
Letícia Nery – Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br