No período de 22 a 26 de agosto, o Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, realizou a II Escola de Astrofísica em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). A escola foi realizada no Departamento de Física da universidade, campus de São Cristóvão.
A segunda edição do evento teve o objetivo de ampliar conhecimentos e ações tanto para alunos do ensino superior quanto para estudantes do ensino fundamental da rede pública de ensino, junto com o apoio pedagógico desenvolvido pelo Grupo de Astrofísica do DFI/UFS. A primeira edição da escola aconteceu em 2012, quando o curso de graduação em Astronomia da UFS completava um ano de existência.
Durante a Escola de Astrofísica, foram ministradas palestras e minicursos por dois pesquisadores do Observatório Nacional (RJ) e dois professores do DFI/UFS com temas diversos sobre astrofísica. “Pela manhã tivemos quatro minicursos presenciais abertos a graduandos e à tarde os pesquisadores ministraram palestras em temas de astrofísica para alunos do ensino médio da escola vizinha à UFS, o Colégio Estadual Armindo Guaraná”, explica o professor do Departamento de Física, Raimundo Lopes.
Além dessas atividades, também aconteceu um seminário aberto ao público, no qual foi contada a história do Observatório Nacional, que é uma das instituições de pesquisa mais antigas e importantes do Brasil.
Isabela Silva – bolsista
Letícia Nery – jornalista
comunica@academico.ufs.br