Uma nova plataforma está sendo implantada na Universidade Federal de Sergipe (UFS) para a gestão de documentos e processos eletrônicos. Trata-se do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que substituirá essas funções atualmente operadas através do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac). A estimativa é de que o SEI esteja funcional até janeiro de 2023.
A nova ferramenta, desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), tem como objetivo promover a eficiência administrativa. Disponibilizado à UFS por meio de acordo de cooperação, o sistema não incidirá em nova despesa para a universidade.

Segundo o superintendente de tecnologia da informação, Andrés Menéndez, foi realizada a fase de instalação de toda a base do sistema. “Estamos agora na fase de configuração: trazendo toda a hierarquia do organograma da UFS, inserindo os usuários, por exemplo”, diz o gestor.
Andrés destaca as melhorias que o SEI acrescentará à gestão de processos e documentos na UFS. “É uma ferramenta muito mais fácil de utilizar, moderna e intuitiva, e que poderá ser acessada via celular. Vai trazer mais celeridade na hora de criar e tramitar os processos”, aponta.
O SEI não substituirá o Sipac totalmente, pois outras funções continuarão a ser oferecidas pelo sistema da plataforma SIG, como os serviços de convênios e patrimônio.
Treinamento
A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) está preparando um treinamento para oferecer aos funcionários que trabalham com as funções a serem incorporadas ao SEI. O material será disponibilizado através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Corporativa da UFS, o Capacite-se.
No entanto, os servidores já têm à disposição um treinamento disponível na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do governo federal (clique aqui para acessar).
Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br