Através do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e da Cátedra Marquês de Pombal, a Universidade Federal de Sergipe firmou um termo de cooperação com a Universidade Aberta de Portugal (UAb) com vistas à colaboração entre as instituições nos campos da pesquisa e do ensino nas diversas áreas do conhecimento.
O termo de cooperação científica, acadêmica e cultural prevê a possibilidade de vários tipos de transferência de propriedade intelectual, projetos conjuntos de pesquisa e ensino, promoção de eventos culturais, científicos e pedagógicos, publicações comuns, dentre várias outras atividades.
O instrumento referenda uma parceria que já estava em curso com a Universidade Aberta de Portugal, a exemplo do esforço conjunto para a publicação da obra completa do Marquês de Pombal. É o que explica o professor Luiz Eduardo Oliveira, coordenador da Cátedra Marquês de Pombal, e o responsável na UFS pela implementação do acordo.
“Esse convênio oficializa uma série de ações de pesquisa, de uma parceria que já existe, sobretudo entre a Cátedra Marquês de Pombal, desde o seu nascimento, com o Centro de Estudos Globais da UAb, só que agora alargando ainda mais as possibilidades, ampliando-as para toda a comunidade universitária, em todas as áreas do conhecimento”.
Outras duas ações que a UFS vislumbra atingir e intensificar através do convênio com a instituição portuguesa são a implantação, aqui, do Programa de Doutoramento em Estudos Globais desenvolvido pela UAb, e um maior intercâmbio de pesquisadores, estudantes de graduação e da pós-graduação stricto sensu.
Para o professor José Eduardo Franco, da UAb, “este convênio consagra um caminho de cooperação e de trabalho acadêmico conjunto e, aliás, potencializa para novos projetos. Esse tipo de convênio é importante porque aproxima instituições, permite conciliar projetos e desencadear novas formas de cooperação, quer a nível acadêmico, do ponto de vista pedagógico, quer a nível científico, do ponto de vista da pesquisa", pontua.
Ascom