Seg, 24 de outubro de 2022, 11:24

HU ganha sala da Diase para atender aos servidores RJU
Principal vantagem é não ter que se deslocar até São Cristóvão

A partir desta segunda-feira, 24, servidores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) lotados no Hospital Universitário da UFS (HU-UFS), sob Regime Jurídico Único (RJU), passam a contar com uma sala da Divisão de Assistência ao Servidor (Diase) no próprio HU. A Divisão é vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e ao Departamento de Avaliação e Assistência ao Servidor, e, entre outras atividades, realizará as perícias médicas dos servidores com afastamentos inferiores a 120 dias. O principal benefício da entrega da sala, localizada no térreo da Unidade Materno Infantil, é fazer com que o servidor da UFS, lotado no HU, não precise se deslocar até o Campus São Cristóvão para ter as suas demandas atendidas.

De acordo com o reitor da UFS, Valter Santana, esta é mais uma ação para aproximar a universidade do seu servidor. “Desde que o HU iniciou as suas atividades com a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, temos trabalhado para aproximar, para que o servidor possa se sentir partícipe das atividades da universidade. Então, dentro da semana de comemoração do dia do servidor público, fazer uma entrega de um espaço da Universidade Federal de Sergipe para o servidor da própria UFS, para que ele se sinta acolhido, possa aqui receber as orientações referentes à sua saúde, ao seu trabalho, é uma forma de reconhecer o que eles fazem aqui, acolhendo cada um deles para que exerçam as suas atividades da melhor forma possível”, pontuou o reitor.

Fotos: Schirlene Reis

“O compromisso da universidade é receber bem os servidores e trabalhar em prol da melhoria dos seus serviços, essa é uma uma entrega resultante de uma uma reivindicação antiga, hoje a gente inicia um novo ciclo de de aproximação, com muita felicidade”, completou.

Conquista

Para o gerente de Atenção à Saúde do HU-UFS, Raimundo Saturnino, a entrega da sala é uma conquista. “Os servidores RJU agora poderão ter suas demandas relacionadas à saúde ocupacional encaminhadas aqui mesmo dentro do hospital. Era uma reivindicação que já existia há um tempo e que agora está sendo concretizada, com um espaço para fazer o encaminhamento de demandas de forma mais célere, o que se transforma em um ganho, tanto para a universidade como para o Hospital Universitário, que poderá ter um acompanhamento melhor e mais de perto dessas questões ocupacionais dos servidores RJU”, declarou Saturnino.

1g6a9925

A pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFS, Thaís Ettinger, explica que a sala está estruturada para os atendimentos. “A sala da Diase é um grande benefício, porque a gente tem feito essas tratativas há alguns anos, e agora essa unidade vai poder fazer um atendimento mais específico. Os nossos RJUs não vão mais necessitar se deslocar até São Cristóvão para fazer as perícias singulares, que são justamente aquelas perícias onde há um afastamento de até 120 dias. Temos médica, enfermeira e uma sala com estrutura de consultório, tudo pronto para recepcionar o servidor”, informa.

Além das perícias, a ideia é levar para o HU-UFS programas como o Coração saudável, que atende a servidores hipertensos, conforme menciona Franciley Leite, chefe da Diase. “Outra pretensão é implantar as práticas integrativas, como o Reiki, teremos também um plantão para tirar dúvidas sobre processos como insalubridade. Abriremos às 6h30 e fecharemos às 18h30, são 12 horas ininterruptas. Os profissionais estarão aqui assistindo, recebendo atestados, agendando, recepcionando as pessoas e fazendo a perícia médica”, detalha.

Atualizado em: Seg, 24 de outubro de 2022, 11:28