Seg, 24 de outubro de 2022, 15:04

Obra da Editora UFS discute o ensino de inglês em escolas públicas
O livro é uma adaptação de uma pesquisa qualitativa de doutorado em educação

Como é ensinada a língua inglesa nas escolas públicas? É o que aborda o livro To be or not (only) to be da doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e autora do livro, Aline Cajé. “Essa questão me inquietava desde sempre, porque já trabalhei em um curso livre de inglês, e quando as pessoas iam se matricular, a secretária perguntava: ‘Você já estudou inglês antes?’. As pessoas diziam: ‘Não, só na escola’, como se o inglês da escola não servisse para absolutamente nada”, diz a autora.

Sabe-se que o inglês é a língua adicional mais ensinada globalmente. No entanto, a literatura específica indica que seu ensino nas escolas regulares brasileiras têm apresentado problemas. Diante desse cenário, o livro aborda o ensino da língua inglesa em escolas públicas sergipanas de ensino fundamental, buscando privilegiar o ponto de vista de quem o ensina, ou seja, os professores. Foram entrevistados 35 professores de inglês, sendo 20 de Aracaju e 15 do interior sergipano.


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A obra tem cerca de 312 páginas e é destinada a professores, formadores de professores, pesquisadores e qualquer pessoa que se interesse pelo ensino e/ou aprendizagem de língua inglesa na escola. A estrutura do livro foi dividida em seis tópicos.

A autora utilizou em sua obra um balanço do ensino de inglês, adaptado dos “balanços do saber”, um instrumento de pesquisa criado pelo professor Bernard Charlot, que foi seu orientador de doutorado e é professor-visitante nacional sênior da Capes na UFS.

“A partir desses balanços, eu selecionei alguns professores e professoras que se disponibilizaram para fazer entrevistas. Então, foram 23 professores entrevistados e, dentre eles, 3 permitiram que eu fizesse observações de aula”, explica Aline. A obra defende uma maior interação da universidade com a escola pública, seus pesquisadores e formadores de professores, uma vez que fornece um panorama do que acontece em sala de aula no ensino de inglês em nosso estado. Isso pode dar subsídios para ampliar os debates sobre esse assunto e sobre as políticas públicas relativas ao ensino de línguas adicionais na escola”, completa a autora.


Aline Cajé Bernardo é técnica administrativa da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Aline Cajé Bernardo é técnica administrativa da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O livro pode ser baixado gratuitamente pela Livraria UFS.

Podcast Sinopse

O livro foi publicado em formato digital pela Editora UFS em 2022, e divulgado no Podcast Sinopse — programa que apresenta os lançamentos da Editora UFS em entrevista com os autores — no quarto episódio da segunda temporada do podcast.

Para ouvir o Podcast Sinopse, clique aqui.

Autora

Aline Cajé Bernardo é doutora em Educação, licenciada em Letras e bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe, e atua como técnica administrativa lotada no Gabinete do Reitor. Ela possui experiência no ensino superior e também no ensino fundamental na disciplina de língua inglesa pela rede municipal de Aracaju.

Jane Miranda - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 24 de outubro de 2022, 16:35
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