Empreendedorismo e inovação podem ser práticas trabalhadas desde os cursos de graduação da área de saúde. Para identificar perspectivas e oportunidades, o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação em Saúde do campus Lagarto promoveu encontro sobre os temas. A programação contou com o professor André Faraco, da Universidade Federal de Minas Gerais, referência na área de inovação em saúde. As palestras foram apresentadas na manhã desta quarta-feira (9), no auditório do Centro de Simulações e Práticas (Censip), dentro da programação da Semac.
O professor André Barreto, vice-diretor do campus, destacou que estudantes também podem ser empreendedores e motivar os colegas e docentes nesse sentido. “Inovar e empreender não são coisas que vocês têm que ver somente no futuro, é recomendável que vocês no desenvolvam esse pensamento e até mesmo comecem algumas ideias já na graduação. Na nossa área, que é a saúde, há muita discussão sobre a assistência ao paciente e ao cuidado. Tudo isso é muito importante, mas com o empreendedorismo também podemos pensar em outros objetivos, em trazer inovação para a área. O professor André Barreto integra o Núcleo de Empreendedorismo, assim como os docentes Carlos Rapeke e Paulo Galvanini.
A inovação em saúde pode, inclusive, ser muito útil para o diagnóstico e/ou melhoria da qualidade de vida dos pacientes. É o que defende o professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Ele acredita tópicos como inteligência artificial, hospital 4.0, consultas por telemedicina mostram que é possível empreender e inovar nos diversos cursos da área de Saúde. O docente acredita que um campus de saúde, como é o caso de Lagarto, pode estimular o desenvolvimento do espírito empreendedor. “A presença de docentes e estudantes de várias áreas, num diálogo constante pode estimular o intercâmbio, o entendimento das demandas dos profissionais e da sociedade. Tudo isso pode sim induzir ao desenvolvimento do empreendedorismo”, pontua André Faraco.
A atividade também contou com o coordenador da Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (Cinttec), Antônio Martins, que destacou a necessidade de estabelecer uma ponte entre as ideias criadas na UFS e o mercado produtivo e o consultor do Sebrae Douglas Reichembach.
A Semac segue até a próxima sexta-feira (11). É possível acessar a lista completa de atividades no Sigaa, onde também são realizadas as inscrições.
Ana Laura Farias
Campus Lagarto