Buscando diminuir o tempo de espera dos alunos entre a aprovação no Enem e o ingresso efetivo na universidade, foi aprovado o ingresso de estudantes ao campus de Itabaiana no semestre 2023.1. A decisão já vale para as 500 vagas que serão ofertadas no próximo processo seletivo Sisu/MEC (2023.1).
Desde a implantação do campus de Itabaiana, há 16 anos, o ingresso de alunos vinha ocorrendo no segundo período letivo de cada ano. Em razão de fatores que atrasaram o calendário acadêmico, esse ingresso atualmente ocorre de um ano para o outro, gerando diversos problemas para os candidatos e para o campus.
Victor Hugo, diretor do campus, explica que o ingresso tardio pode ser responsável, por exemplo, pelo aumento da evasão entre os alunos. " Em um ano, muita coisa pode acontecer, o aluno pode fazer o Enem de novo, desistir de ingressar nos cursos do campus, arrumar um emprego e acaba deixando a vida acadêmica como segunda opção".
Agora, com a mudança, os candidatos que concorrem via Sisu em fevereiro e começam as aulas em junho do mesmo ano. “É um campus tem excelentes quadros, oferece excelentes oportunidades, mas acabava sendo considerado por muitos alunos como segunda opção, em razão da demora para o ingresso”, explica o pró-reitor de Graduação, Dilton Maynard.
“Mesmo que o calendário estivesse sincronizado, esses alunos teriam de esperar pelo menos seis meses para começar a estudar; Agora, o ingresso será no primeiro período letivo, atendendo a uma reivindicação do corpo docente e contribuindo para que não se percam esses alunos”, conclui Dilton.
Discussão
A discussão sobre o ingresso no primeiro semestre letivo começou no campus há cerca de dez anos e enfrentou diversas idas e vindas. Recentemente, foi recriada uma comissão para discutir o assunto entre coordenadores de curso, direção do campus e Prograd.
À frente da comissão, o ex-diretor do campus, professor Éder Mateus, conta que “foi feito um levantamento do impacto dessa dupla entrada na carga horária dos professores, e buscou-se fazer com que os docentes entendessem os benefícios que viriam dessa regularização, assim como dos impactos na carga horária e o levantamento dos problemas que poderiam surgir”.
Entre as medidas a serem adotadas em conjunto com a gestão da UFS para diminuir os impactos da alteração no ingresso estiveram a adoção de professores voluntários ou substitutos para disciplinas regulares, disciplinas no contra-turno, flexibilização de disciplinas entre períodos, e agilidade na atualização dos projetos político-pedagógicos dos cursos.
Ascom