Reconhecendo instituições, pessoas e experiências que estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Encontro Estadual ODS 2022 agraciou a Universidade Federal de Sergipe, através dos Observatórios Sociais, com o Selo ODS e com o Prêmio Boas Práticas ODS 2022.
Já tendo recebido o Selo ODS no final do ano passado, este ano os Observatórios Sociais da UFS foram novamente reconhecidos como uma experiência de promoção dos objetivos, e agora também como uma boa prática, fazendo jus ao Troféu ODS.
A coordenadora dos Observatórios, Karyna Sposato, explica que esse reconhecimento se deve a um “conjunto de ações no sentido de disseminar o que são os objetivos do desenvolvimento sustentável dentro e fora da comunidade acadêmica”.
Dentre essas ações desenvolvidas pelos Observatórios está a realização dos chamados fóruns de integração de saberes que, nos últimos dois anos, abordaram temas como a violência contra a mulher, dados do IBGE – cumprindo com a função de instituições eficazes – e o tema das águas.
Os Observatórios também possuem um Boletim mensal com uma seção sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável, no qual tratam de assuntos relacionados aos 17 objetivos propostos pela ONU em 2015 como metas a serem implementadas, até 2030, em todos os países que fazem parte do pacto global.
Na chamada Agenda 2030 estão inclusos o objetivo de erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, igualdade de gênero, energia limpa e acessível, redução das desigualdades, consumo e produção responsável e ação contra mudança global do clima, dentre outros.
“Se a gente parte do pressuposto de que tudo começa na educação, vemos que o papel da UFS é fundamental para o fortalecimento dos ODS no estado de Sergipe através de suas ações, cursos de extensão, do diálogo que mantém com a sociedade”, avalia Sandra Sena, coordenadora estadual do Movimento Nacional ODS Sergipe.
Aluna premiada
Kathia Morgana, aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração (Propadm), desenvolve pesquisa na área de inovação e sustentabilidade no segmento de hotelaria em Aracaju e também foi premiada com o Selo ODS, na categoria “Pessoa Física”.
Ela se diz orgulhosa e agora, após o prêmio, ainda mais empolgada para concluir sua investigação, que está entrando na fase de análise. “Procuro investigar a relação entre ODS e o investimento privado, buscando ver quais as práticas de sustentabilidade nos hotéis, para depois verificar como os hotéis estão aplicando as ODS em suas ações”, conta.
O Encontro estadual ODS
Contando com a participação de prefeitos, secretários municipais, representantes de organizações não governamentais, empresários, pesquisadores e instituições de ensino, o Encontro Estadual foi promovido pelo Movimento Nacional ODS Sergipe e foi aberto com apresentação do Projeto Orquestra Jovem e contou com palestra da professora Zuleica Goulart, coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis (PCS).
O evento, ocorrido na última sexta, 25, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (Caase/OAB), teve o propósito de “estimular o debate, congregar, reconhecer e premiar as instituições e pessoas no estado que atuam no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) propostos pela ONU”.
Os observatórios Sociais
Planejado para promover a integração entre a universidade e a sociedade, os Observatórios Sociais da UFS são uma estrutura administrativa que tem por missão “elaborar, instituir e acompanhar programas e políticas de ensino, pesquisa e extensão que, de forma integrada, consolidem e ampliem a relação entre a Universidade e a sociedade sergipana” Saiba mais aqui.
Ascom
comunica@academico.ufs.br