Qua, 14 de dezembro de 2022, 10:53

Proex contribui para o fomento à formação acadêmica na UFS
Eventos, estágios e empreendedorismo marcaram o ano de 2022

O regimento interno da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) aponta a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) como o órgão encarregado do planejamento, coordenação e supervisão das atividades de extensão acadêmica da UFS, exercendo as suas competências com o apoio das subunidades Coordenação de Atividades de Extensão, Coordenação da Central de Estágios, Coordenação de Tecnologias Sociais e Ambientais, Centro de Empreendedorismo, Centro de Cultura e Arte e Museus.

Fortalecendo esse conceito, a Proex realizou em 2022 ações para fomentar a formação acadêmica, profissional e humana, conforme relata a pró-reitora de Extensão da UFS, Sueli Pereira. “O nosso papel é trabalhar respeitando as diferenças, com diálogo entre os saberes científico e popular por meio da relação com a sociedade”, resume.


Sueli Pereira é pró-reitora de Extensão da UFS. (foto: Letícia Nery/Ascom UFS)
Sueli Pereira é pró-reitora de Extensão da UFS. (foto: Letícia Nery/Ascom UFS)

Estágio

“Em abril deste ano fizemos o Encontro com Intermediadoras de Estágio, com o objetivo de aproximar e estreitar relações, bem como buscar alternativas para a criação de vagas de estágios. Foram discutidas pautas para melhorar a ampliação das vagas, inclusive o compromisso de verificar alternativas que contribuam para aumentar a disponibilidade de ofertas em outros campi da UFS. Também foi encaminhada a proposta de realização de eventos frequentes para tratar sobre as atividades de estágios, fortalecendo assim a parceria entre as instituições e a atuação da UFS nas ações que envolvem a formalização dos estágios”, lembra Sueli.

De acordo com ela, foi iniciada também a implantação do Projeto Proex Itinerante. “O objetivo é fortalecer e ampliar as ações de extensão junto aos centros e campi da UFS. A primeira atividade ocorreu no Campus do Sertão, onde conversamos sobre estágio e empresas juniores”, diz.


Evento com intermediadoras promoveu divulgação de vagas de estágio. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Evento com intermediadoras promoveu divulgação de vagas de estágio. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Mérito

Em maio, os títulos Saberes e Fazeres e Artes e Cultura Popular e o Prêmio Destaque UFS marcaram a agenda de aniversário da universidade em Laranjeiras, durante solenidade alusiva aos 54 anos da UFS. Fazem jus aos méritos em Saberes e Fazeres pessoas com reconhecimento popular, como mestres de saberes e fazeres populares ou tradicionais. Já em Artes e Culturas Populares, pessoas que se expressam, por meio de diversas linguagens artísticas, ritos sagrados e festas comunitárias, brasileiros natos ou naturalizados de sabedoria notória, reconhecida entre seus pares ou por especialistas, cuja vida e obra foram dedicadas à proteção da cultura imaterial do Brasil.

Já o Prêmio Destaque UFS, foi entregue a representantes do Campus de Laranjeiras que contribuíram para a efetividade de ações com impactos e relevância nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, e que convivem e interagem com a comunidade universitária.


Grupo Samba de Pareia da Mussuca realizou apresentação durante a entrega dos títulos Saberes e Fazeres e Artes e Cultura Popular. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Grupo Samba de Pareia da Mussuca realizou apresentação durante a entrega dos títulos Saberes e Fazeres e Artes e Cultura Popular. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Apoio

A Proex apoiou também a Expopesca, evento que ocorreu em outubro com a participação de prefeituras, governo do estado, representantes de órgãos federais, estudantes e empresários do segmento, agregando os agentes da cadeia produtiva de pesca e aquicultura dos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas. A finalidade é desenvolver a aquicultura e pesca por meio do fortalecimento e modernização da infraestrutura produtiva, uso sustentável dos recursos pesqueiros e preservação do meio ambiente.

Outro evento de grande relevância organizado pela Proex foi a 8ª edição da Semana Acadêmico-Cultural da Universidade Federal de Sergipe (Semac). Com o tema “Ciência, Educação e Inclusão em tempos de crise”, o evento ocorreu em novembro, visando integrar, articular e socializar a produção do conhecimento, o ensino, a extensão, a inovação, a arte e a cultura. A Semac ofereceu diversas atividades culturais, cursos e palestras, com a participação de convidados oriundos de instituições parceiras.

“A Semac não é voltada exclusivamente para o corpo acadêmico da universidade, mas para a comunidade externa também. Nosso desejo é que todos possam usufruir de tudo o que é ofertado, sejam palestras, cursos ou atividades culturais. A Semac é aberta para a nossa comunidade de uma forma geral. Nesta edição tivemos a submissão de 386 atividades”, informa Sueli.


8ª Semana Acadêmico-Cultural ficou conhecida como "Semac da celebração". (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
8ª Semana Acadêmico-Cultural ficou conhecida como "Semac da celebração". (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Alunos

Também em novembro, alunos dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia da Universidade Federal de Sergipe participaram de forma voluntária, e com o apoio da Proex, da 2ª edição da Exporingo, a Feira de Agronegócio em Sergipe. A UFS teve um espaço no evento para que fossem apresentadas as atividades desenvolvidas pela área de agrárias da universidade. Um estande foi montado, com organização de professores e alunos, para que a população pudesse conhecer mais sobre os cursos da universidade.

A Exporingo tem o objetivo de estimular o agroturismo em Sergipe e valorizar o agronegócio no Nordeste, criando novas parcerias e mantendo o público atualizado sobre as novas tendências do agronegócio mundial.

Em dezembro, o apoio da Proex foi para o Festival de Artes de São Cristóvão, evento cuja edição completa 50 anos em 2022, e é considerado um dos maiores festivais gratuitos de música, gastronomia, arte e cultura do Brasil. Os shows acontecem durante a noite e reúnem um grande público.


37º Fasc contou com o apoio da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
37º Fasc contou com o apoio da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Durante o período diurno, a programação contou com oficinas de artesanatos, oficinas de teatro, aulas de pintura e desenho ao ar livre, exposições e os tradicionais cortejos dos grupos folclóricos da cidade e atividades físicas e religiosas.

O 37º Festival de Artes de São Cristóvão teve a participação da UFS, em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão, por meio de cursos propostos e registrados a partir de edital público.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Ter, 20 de dezembro de 2022, 13:54
Notícias UFS