Ter, 20 de dezembro de 2022, 15:55

UFS passou a ter 10 programas com conceito 5 em avaliação da Capes
PPGQ e PPGEO agora também são conceito 5
Whatsapp image 2022 12 20 at 16.11.48

O Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) e o Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) subiram de nota e agora são conceito 5, e o Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) recuperou o conceito 3. A avaliação é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros.


Inicialmente, com a divulgação da avaliação preliminar, realizada em setembro deste ano, a universidade passou a ter dois programas com conceito 6, oito com conceito 5, trinta e dois com conceito 4 e quatorze com conceito 3. Em comparação à última avaliação, a universidade tinha registrado 42% de melhora nas notas dos programas de pós-graduação.


Observando o calendário da Capes, foram encaminhados aos comitês de áreas dos PPGs pedidos de reconsideração do conceito, os quais foram analisados pelas comissões de avaliação e emitido novo resultado para a avaliação quadrienal. Em razão disso, o conselho Técnico-cientifico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes deliberou e homologou a solicitação de reconsideração da nota desses programas, passando do conceito 4 para 5 - o PPGQ e o PPGEO, e reconsiderando o conceito 3 para o PROFIAP, que funciona em rede.

O reitor da UFS, Valter Santana, comentou sobre a posição dos PPGs em nossa universidade."Esse resultado é fruto de ações coordenadas pela Pro-reitoria de Pós-graduação que ensejaram em uma maior qualificação dos programas. Aliado a esse planejamento institucional tivemos o engajamento de todos que compõem os nossos programas associado com a excelente qualidade do trabalho dos nossos docentes, técnicos e discentes. Esse conjunto de ações levaram a ufs a um outro nível na produção científica em nosso país".


Gladston Rafael Santos, coordenador de pós-graduação da UFS (Fotos: Schirlene Reis)
Gladston Rafael Santos, coordenador de pós-graduação da UFS (Fotos: Schirlene Reis)

Para o coordenador de pós-graduação da UFS, Prof. Gladston Rafael Santos, a universidade tem passado por um processo de consolidação no que diz respeito pós-graduação. “O resultado dessa quadrienal (2017-2020) foi muito positivo para a universidade. Programas com nota 4 e 5 são entendidos como programas já consolidados e com estrutura e desempenho acadêmico melhor. Nesse sentido, é observado que a universidade se encontra com a maior parte dos seus programas de pós-graduação nestes conceitos. Isso representa uma mudança excepcional para a nossa universidade”, enfatizou.


Com essa mudança de pontuação, a UFS passa a ter dois PPGs com conceito 6, dez com conceito 5, trinta com conceito 4 e quinze com conceito 3.

Gladson destacou também o cenário atual dos conceitos dos programas da universidade. “Hoje temos 18% dos programas com conceito 5, o que é maravilhoso. Essa mudança das notas desses dois programas representa o trabalho, emprenho e dedicação dos docente, discente, dos coordenadores, secretários e todos que fazem esses programas”.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qua, 21 de dezembro de 2022, 13:04
Notícias UFS