Seg, 26 de dezembro de 2022, 11:58

STI ressalta ações de suporte às atividades da UFS em 2022
Diploma digital, aplicativo para o Resun e processos eletrônicos são destaques do ano

A Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Sergipe (STI/UFS) tem como objetivo criar e manter condições para o funcionamento sistêmico das atividades ligadas à Tecnologia da Informação e Comunicação na UFS, apoiando o desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão, gestão e serviços à comunidade, conforme as diretrizes da instituição.

Algumas das suas funções dentro da universidade são a definição e gestão da aquisição de hardware e software, a contratação de serviços e elaboração de projetos, a criação e adaptação de sistemas de informação, a elaboração de normas de comportamento relacionadas ao uso da estrutura de TIC, além de proporcionar suporte à rede de dados e de telefonia.

Baseada nesse trabalho, a STI conseguiu entregar em 2022 produtos que se destacaram na comunidade acadêmica, a exemplo do diploma digital, do aplicativo utilizado para aquisição de refeições nos restaurantes universitários e da implantação dos processos eletrônicos.

Aplicativo desenvolvido pela STI/UFS. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

De acordo o superintendente de Tecnologia da Informação da UFS, Andrés Menéndez, apesar de uma redução na equipe, devido à migração de funcionários para outros órgãos ou empresas, a STI conseguiu entregar bons resultados em 2022. “Para mim, o primeiro destaque foi a entrada dos diplomas digitais na UFS, isso trouxe um ganho significativo para os alunos, porque o tempo é mais curto para receber o documento do que quando o diploma é em papel, fora que isso é um marco legal definido pelo Ministério da Educação. Ainda hoje tem universidades que não fizeram a entrega dos diplomas digitais e isso está valendo desde janeiro de 2022, desde o começo do ano”, lembrou Andrés.

Com a retomada das atividades discentes de forma híbrida, no início do ano de 2022, voltou a funcionar também o Restaurante Universitário (Resun) em todos os campi da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para utilizar o serviço do restaurante, foi necessário instalar o aplicativo eUFS no celular e acessar o SIGAA, escolhendo a funcionalidade Restaurante.

“Um outro produto que nós entregamos foi a parte dos restaurantes universitários, da solicitação e da entrada dos usuários por meio de aplicativos. Isso foi uma economia gigantesca, não só financeira, mas de logística. Tentando diminuir as filas, tentando evitar o desperdício de comida, passamos bastante tempo desenvolvendo esse produto. Entregamos uma primeira versão e depois entregamos algumas versões posteriores, porque a gente foi verificando algumas particularidades que a gente não tinha imaginado. Mas foi uma entrega bastante grande e muito boa para a comunidade”, comemorou o superintendente.

Andrés Menéndez é superintendente de Tecnologia da Informação da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Processos eletrônicos

Além dos diplomas digitais e do aplicativo do Restaurante Universitário, um terceiro destaque da STI em 2022 foi a mudança de sistema para processos eletrônicos. “Estamos indo para um sistema chamado SEI, no qual deixaremos de ter os processos e os memorandos sendo tramitados pelo SIPAC e passaremos para esse novo sistema. A gente fez uma instalação, uma customização e a migração dos processos do SIPAC para o SEI, mas isso ainda está em andamento. A gente tinha como planejamento entregar agora no final de 2022, mas é uma mudança muito significativa que estamos colocando em produção”, pontuou Andrés.

Também foi estabelecido na Universidade Federal de Sergipe um sistema para solicitação de requisições de manutenção. Trata-se do Gerenciamento Livre de Parque de Informática (GLPI), que substitui o uso do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). O novo sistema substituiu o SIPAC nas solicitações de manutenções elétrica ou de equipamentos (elétrica, refrigeração e serralheria), manutenção predial (hidráulica, pintura e alvenaria) e marcenaria (confecção e manutenção).

Grande alteração foi a instalação de novo sistema para solicitação de requisições de manutenção. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

De acordo Menéndez, as mudanças já vinham ocorrendo paulatinamente. “O GLPI é um sistema de atendimento de chamados que nós implantamos no início do ano, nas áreas de Tecnologia da Informação. Começamos pela área de suporte, de infraestrutura fazendo esses chamados, e agora mais para o meio do ano ampliamos os tipos de chamados. Então toda a parte de TI hoje já está com chamados sendo abertos pelo GLPI”, explicou.

O superintendente aproveitou para ressaltar o esforço da sua equipe no decorrer do ano. “Mesmo com toda a rotatividade que tivemos ao longo do ano, essas entregas foram um esforço gigantesco da equipe que, mesmo reduzida, mesmo com mais demanda do que tinha antes da pandemia, consegue ainda fazer entregas que trazem significado e permite que a gente avance bastante”, destacou.

A STI está integrada à comunidade acadêmica brasileira através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), cuja estrutura é de abrangência nacional e provê o acesso a internet para universidades e Centros de Pesquisa Federais. O STI também é responsável pela administração do Ponto de Presença (POP) dessa rede no estado de Sergipe.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br