Aconteceu na manhã desta terça, 27, o lançamento do livro “Patrimônios do Brasil”, no Paço da Prefeitura de São Cristóvão. A publicação leva fotos da Praça São Francisco, patrimônio cultural da humanidade, feitas por Adilson Andrade, servidor da Universidade Federal de Sergipe.
Feito para ser um guia bilíngue (português/inglês) de todos os 16 patrimônios culturais do Brasil tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarados como bens de interesse mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o livro conta com dez fotografias de Adilson Andrade, lotado na Assessoria de Comunicação (Ascom/UFS).
Representando a UFS no evento, o reitor Valter Santana avalia que “essa obra ampliará oportunidades, levando um pouco do que é São Cristóvão, do que é Sergipe, para que a gente possa ter, num futuro próximo, mais desenvolvimento e, com a participação da UFS, a indução e catalisação desse processo, ampliando horizontes”.
Os textos sobre a Praça São Francisco foram produzidos pelo historiador Thiago Fragata, egresso da UFS e um dos responsáveis pela elaboração do dossiê que candidatou a Praça ao título de patrimônio mundial.
“Imagine a importância do mundo perceber que no Brasil, em Sergipe, existe um lugar que as pessoas precisam conhecer. E o meu texto encontrou a melhor tradução, a melhor ilustração possível, que é a fotografia de Adilson Andrade. Eu tive o prazer de não só ser convidado para fazer o texto, mas de indicar o melhor que a gente tem em Sergipe”, disse Fragata.
Servidor da UFS desde 2008, Adilson explica que sempre foi atraído por São Cristóvão em razão da beleza arquitetônica da cidade. “Sempre foi um dos assuntos principais da minha fotografia, por causa das formas, geometria e história”.
E explica a satisfação de ver esse trabalho publicado. “Não é algo que fotografo de agora, tenho um acervo de quase 15 anos de fotografias de São Cristóvão, e me sinto orgulhoso por ter sido selecionado para representar, com minhas fotografias, dentre tantos outros fotógrafos no Brasil, a Praça São Francisco”.
O reitor Valter aproveitou a oportunidade para falar sobre a necessidade da divulgação cultural de São Cristóvão, município que abriga o campus sede da UFS e parabenizar o trabalho de fotografia da obra.
“A UFS é composta por professores e servidores com grande conhecimento e qualidade, e quando esse serviço é focado para o desenvolvimento do estado de Sergipe, temos resultados como o que encontramos aqui. Adilson expressa com suas fotos uma característica única, que está hoje eternizada nesse livro e para nós é motivo de muito orgulho”.
Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br