Leitura desatenta do edital ou inscrever-se para uma vaga para a qual não possui os requisitos exigidos. Estes costumam ser alguns dos equívocos cometidos por candidatos que buscam vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com a meta de auxiliar os estudantes para que não cometam erros que podem levá-los a perder uma vaga na instituição, a Pró-Reitoria de Graduação da UFS reuniu-se com gestores de escolas públicas e privadas de Sergipe, os quais receberam orientações sobre o processo e irão atuar como multiplicadores juntos aos seus alunos. O evento ocorreu no Auditório da Reitoria na tarde desta quarta-feira, 08.
Em 2023, a instituição irá ofertar 5.640 vagas (2.711 para ampla concorrência, 2.821 para lei de cotas e 108 para ações afirmativas) em 108 opções de curso distribuídos entre os seis campi da instituição. A pré-matrícula institucional da chamada regular para os aprovados na UFS ocorrerá de forma online e a data será divulgada em edital a ser publicado pela Prograd.
Um das novidades apresentadas pela UFS, durante a reunião, é que a partir desta edição o Campus de Itabaiana terá ingresso no primeiro período letivo e o de Lagarto, único campus que estava fora do Sisu, agora passar a participar. O vestibular próprio para cursos presenciais será mantido apenas para os cursos de Letras Libras e Música, por possuírem provas de aptidão específicas.
Outra mudança realizada é que a universidade aceitará a certidão do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal para os convocados no Sisu 2023 que precisam comprovar renda bruta per capta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Com isso, o candidato ficará desobrigado de uma série de documentos comprobatórios, como a declaração de composição familiar, identificação de todos os membros da família, carteira de trabalho dos candidatos maiores de idade e os comprovantes de renda bruta.
Também com o objetivo de facilitar a vida do estudante, todas as informações repassadas na reunião e outros dados que constam no edital do Sisu UFS 2023, estarão disponíveis em um edital adaptado que foi desenvolvido pela Prograd em parceria com a Assessoria de Comunicação da UFS. “É um esforço que estamos fazendo pra pegar esse documento, uma peça jurídica que muitas vezes os alunos não entendem e começar a adaptá-lo pra um formato mais didático, atrativo; para que esse aluno tenha um pouco menos de dificuldade de entender o que ele deve fazer e assim evitar perder sua vaga”, detalhou Dilton Maynard, pró-reitor de Graduação, durante o evento com os gestores.
A iniciativa foi elogiada pela coordenadora do Pré-Universitário da Secretaria de Educação de Sergipe (Seduc/SE), Gisele Pádua, que irá, com o auxílio dos diretores responsáveis por cada uma das 320 escolas públicas do Estado, compartilhar as informações para os alunos que realizarm o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Essa ação da UFS é extremamente importante, pois o nosso estudante não tem hábito de ler edital e acaba agindo no “calor da emoção” da nota e onde ela se encaixa, mas sem se atentar aos requisitos e às vezes não consegue a vaga, né? Acredito que essa iniciativa vai facilitar e minimizar todos esses erros”, analisou a gestora.
Representando uma escola particular de Aracaju, Digenal Cerqueira, diretor e professor de biologia, também destacou a importância da proximidade dos gestores das escolas com a Universidade Federal de Sergipe. “A conexão com a escola é extremamente importante, pois somos nós quem lidamos diretamente com o aluno. Então, o estudante tem dúvida, ele não procura a universidade, mas procura o professor ou o diretor da escola e do cursinho. A universidade, trazendo a gente aqui e compartilhamos as novidades, facilita o processo pra o aluno”, comentou o professor.
Presente no evento, o reitor da UFS, Valter Santana, enfatizou que a instituição está de portas abertas para receber os novos estudantes e apontou alguns dos motivos que tornam a UFS uma escolha recomendável para os participantes do Sisu. “Somos uma universidade que se preocupa com a sociedade, que além de preparar profissionais, prepara cidadãos. Então não é só um processo de aprendizado técnico, mas um processo de preparação para a vida. Somos também uma universidade que a cada ano, conforme os indicadores internos e externos, demonstra ser de excelência a nível nacional e internacional, com professores e servidores de extrema competência”, comentou.
Mais informações
Para os candidatos ao Sisu, a UFS também disponibilizou os manuais de apoio e contato para suporte durante a matrícula institucional (a qual ocorrerá de forma remota) e o link para que os candidatos aprovados efetuem o seu cadastro e enviem sua documentação para a realização da pré-matrícula institucional.
Também já está disponível o Edital Nº 05/2023/Prograd, que contém os documentos necesários para a matrícula na UFS.
Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br