Nos dias 06 e 07 de março, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu a visita do representante da área de Psicologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o professor Gerson Tomanari (Universidade de São Paulo – Usp). O convidado participou da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI-UFS). Ocasião em explanou sobre os pilares do Sistema Nacional de Pós-graduação, incluindo o Plano Nacional de Pós-Graduação e seus efeitos sobre o desenvolvimento do Sistema. O evento foi aberto para os estudantes de graduação e pós-graduação.
O representante da Capes também participou de reuniões com o coordenador da Coordenação de Pós-Graduação (Copgd), Gladston Santos, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Lucindo Quintans e o coordenador do PPGPSI-UFS, André Faro. Ele também dialogou com os docentes do Programa em Psicologia.
“Com a gestão da universidade, coordenação e professores do Programa, analisamos o estado atual da área de Psicologia a partir dos resultados da Avaliação Quadrienal 2017-2020. Também discutimos com a coordenação e docentes os indicadores atuais do Programa, aprofundando a análise dos seus pontos fortes e fracos. Foi, enfim, uma visita muito produtiva, a partir da qual fundamentos foram estabelecidos para a autoavaliação e planejamento estratégico do programa”, sintetizou o representante da Capes.
Diante do que foi abordado nas reuniões, o coordenador do PPGPSI-UFS, André Faro, afirmou estar confiante que a nota 5 seja obtida pela pós-graduação em Psicologia na próxima avaliação da Capes. “O que vimos como aspectos fundamentais pra essa consolidação é o investimento em ações de inserção social, ou seja, demonstrar como a Psicologia pode contribuir para o desenvolvimento da sociedade, especialmente agora nesse período pós-pandêmico. Quanto aos outros indicadores, estamos no caminho certo”, detalhou o coordenador.
Sobre o Programa
Atualmente o Programa de Pós-Graduação em Psicologia conta com 19 docentes (permanentes, visitantes e colaboradores), 99 alunos, sendo 44 de mestrado e 55 de doutorado. Criado em 2008, o Programa passou a ofertar vagas para Doutorado em 2019 e terá sua primeira turma formada este ano.
Quatro linhas de pesquisa são ofertadas, sendo elas: Subjetividade, Psicanálise, Psicologia Social e Saúde e Desenvolvimento. O programa é predominantemente voltado para atender aos profissionais da área de Psicologia, mas vem atraindo também profissionais de outras áreas
Ascom UFS
comunica@academico.ufs