Qui, 09 de março de 2023, 10:57

Resolução institui o Prêmio Destaque UFS Professora Maria Thetis Nunes
Intelectual atuou em diferentes áreas do conhecimento ao longo do século XX

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Sergipe (Consu), por meio da Resolução nº 04/2023, instituiu o Prêmio Destaque UFS Professora Maria Thetis Nunes. O documento leva em consideração que 2023 é o ano do centenário de nascimento da professora (in memoriam), que se destacou por sua contribuição à educação e cultura de Sergipe.

Conforme o vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, a premiação será anual e terá caráter permanente. “Será concedido sempre no mês de aniversário da nossa universidade. Por coincidência histórica, este ano a UFS comemora 55 anos de serviços prestados à sociedade sergipana, e nada mais justo e oportuno do que homenagear docentes, técnicos administrativos, trabalhadores terceirizados e discentes com o Prêmio Destaque UFS Professora Maria Thetis Nunes. O prêmio será concedido a partir da escolha dos pares em cada unidade acadêmica e/ou administrativa da nossa universidade, incluindo docentes, técnicos administrativos, trabalhadores terceirizados, discentes e membros da comunidade externa”, detalha o gestor.

“A singeleza da premiação destina-se a referenciar o nome da professora Maria Tethis Nunes por meio do reconhecimento do trabalho de tantas outras pessoas que vivenciam o dia a dia e se dedicam de corpo e alma à construção da nossa universidade. A professora Maria Tethis Nunes dedicou toda a sua carreira acadêmica e sua vida em defesa de uma sociedade igualitária, fraterna e solidária, baseada em alicerces de liberdade, democracia e humanismo. A trajetória de dedicação da professora Thetis à história, à educação e à cultura de Sergipe serviu de inspiração na formulação do Prêmio Destaque UFS, tendo por finalidade o reconhecimento institucional para todos que compõem nossa Universidade”, complementou o vice-reitor.

A resolução cita que a homenageada se constituiu como uma intelectual brasileira que atuou em diferentes áreas do conhecimento ao longo do século XX, com uma vasta publicação de livros, artigos e ensaios em revistas científicas. Além disso, ressalta as significativas contribuições da Professora Maria Thetis Nunes à docência, à produção científica e à gestão no âmbito da Universidade Federal de Sergipe.

O Prêmio contempla categorias que tenham contribuído para a efetividade de ações com impactos didático-pedagógicos e relevância social, tecnológica e artística cultural nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão na UFS.

A resolução define que, para a escolha dos agraciados com o Prêmio Destaque UFS Professora Maria Thetis Nunes, deverão ser considerados os critérios de ter contribuído com dedicação para as atividades de ensino, pesquisa, extensão ou gestão; ter boa convivência e respeito de seus pares e colegas de trabalho, ou de seus professores e colegas de curso, no caso dos estudantes; não ter respondido processo administrativo ou disciplinar por questões de conduta ou práticas incompatíveis com o serviço público, e, não ter sido condenado em processo administrativo ou disciplinar com trânsito em julgado.

Sobre a professora

A professora Maria Thetis Nunes (in memoriam) se destacou pela contribuição à educação e cultura do Estado de Sergipe, tendo atuado em diferentes áreas do conhecimento ao longo do Século XX. Professora titular de História do Brasil, História Contemporânea e Cultura Brasileira da UFS, a sergipana se aposentou com 47 anos de dedicação ao magistério, tendo ocupado o cargo de vice-reitora por duas vezes.

Foi autora de várias publicações em livros, além de artigos e ensaios em revistas científicas. Presidiu o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe por 30 anos e ocupou a cadeira número 39 da Academia Sergipana de Letras.

Atualizado em: Qui, 09 de março de 2023, 11:00