Sex, 31 de março de 2023, 12:25

Fruto de uma dissertação do PPG em Biologia Parasitária da UFS, livro sobre esquistossomose em Sergipe é lançado
Obra faz um delineamento e contextualização da atual situação do controle da esquistossomose no estado

Lançado recentemente, o livro “A vigilância em saúde da esquistossomose no estado de Sergipe”, traz como base os conceitos atuais de vigilância em saúde e o papel conferido aos estados e municípios para que auxiliem os gestores dessa área. A obra é a primeira publicação acerca do tema no estado e é resultado do trabalho de pesquisa da ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária da Univerisdade Federal de Sergipe (UFS), Ana Denise Santana, com orientação da professora Vera Lúcia Corrêa do Departamento de Morfologia da universidade.


Obra é a primeira publicação acerca do tema no estado. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Obra é a primeira publicação acerca do tema no estado. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A esquistossomose uma doença infecto parasitária, provocada por vermes do Gênero Schistosoma, tendo como hospedeiro intermediário os caramujos do Gênero Biomphalaria, conhecida, popularmente, como barriga d’água ou doença do caramujo.

Construção do livro

Em Sergipe, dos 75 municípios, 51 são endêmicos. No período entre 2013 a 2018, esteve à frente em número de óbitos alternando primeiro e segundo lugar com Doença de Chagas, seguidas de Leishmaniose e Dengue, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Para a autora, o intuito da obra é uma tentativa de divulgar dados que fazem parte da rotina profissional e a pesquisa se deu observando os objetivos da Vigilância Epidemiológica: reduzir a ocorrência de formas graves e óbitos, reduzir a prevalência da infecção e orientar com medidas que diminuam a expansão da doença.

“Desde que iniciei no Programa de Controle da Esquistossomose - PCE e, por amar trabalhar com saúde pública, um termo usado sempre foi um incômodo: doenças negligenciadas. A esquistossomose está elencada como uma dessas doenças não só no Brasil. Então, sempre me perguntei, são doenças negligenciadas por que e por quem? Assim, a busca para essas questões foi o início, meio e continua sendo o processo de construção deste livro e próximos volumes, do artigo que saiu dele e alguns outros trabalhos que podem servir de suporte nas ações de controle da doença. Assim a expectativa é que, futuramente, haja a eliminação, ao menos, do termo doença negligenciada, pois sonhando alto, para mim, nenhuma doença deveria ser assim considerada”, explicou a pesquisadora Ana Denise.


Livro é resultado da pesquisa da ex-aluna do PPG em Biologia Parasitária, Ana Denise Santana, com orientação da professora Vera Lúcia Corrêa do Departamento de Morfologia. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Livro é resultado da pesquisa da ex-aluna do PPG em Biologia Parasitária, Ana Denise Santana, com orientação da professora Vera Lúcia Corrêa do Departamento de Morfologia. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A orientadora da linha de pesquisa, Vera Lúcia Corrêa, contou como foi o processo de publicação da obra. “Durante o mestrado, Ana Denise fez uma excelente pesquisa e defendeu brilhantemente sua dissertação que de imediato foi publicada como artigo científico. Esse artigo despertou o interesse da Editora Dialética que convidou-a para a publicação da sua dissertação como livro, o que de imediato teve a aprovação do Comitê Científico da própria editora”, relatou a professora do Departamento de Morfologia (DMO/UFS).

Contribuição para o estado

A pesquisa buscou fornecer embasamento que proporcione um direcionamento para as atividades de melhorias nos trabalhos de gestão e, nesse sentido, a autora relatou as contribuições da obra para o estado de Sergipe, mesmo esse não sendo o foco do trabalho.

“O objetivo não foi trazer uma descoberta extraordinária, mas sim mostrar que as fragilidades encontradas no Programa de Controle da Esquistossomose - PCE, provavelmente, se estendem às demais endemias ‘negligenciadas’, servindo de apoio aos futuros trabalhos mais abrangentes que auxiliem os gestores das áreas de vigilância em saúde”, conclui a mestre em Biologia Parasitária na UFS.

Além de um delineamento e contextualização atual da situação do Programa de Controle da Esquistossomose - PCE no estado de Sergipe, o livro também trouxe passagens relevantes para a reflexão no ambiente acadêmico.

“É um recorte essencial no conhecimento sobre a situação da Vigilância Epidemiológica no tocante à esquistossomose, mas também uma alerta sobre esta vigilância para outras doenças infectocontagiosas que grassam no estado. É uma linha de trabalho importante tanto para a universidade quanto para a sociedade", conforme explicou a orientadora da pesquisa, Vera Lúcia.

Como adquirir a obra?

O livro físico pode ser adquirido através da loja on-line da editora Dialética ou na google play store, para a versão e-book.

Janaína Cavalcante – bolsista

Letícia Nery – Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Sex, 31 de março de 2023, 12:44
Notícias UFS