Ter, 04 de abril de 2023, 17:37

Marca comemorativa aos 55 anos da UFS reforça os valores otimismo e futuro
Campanha foi criada pelo Núcleo de Design da universidade
Campanha de identidade visual de 55 anos da UFS foi desenvolvida pelo Núcleo de Design da Decav (Foto: Pedro Ramos/Ascom)
Campanha de identidade visual de 55 anos da UFS foi desenvolvida pelo Núcleo de Design da Decav (Foto: Pedro Ramos/Ascom)

No próximo dia 15 de maio, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) completa 55 anos desde a sua fundação. Em alusão às comemorações, o Núcleo de Design da Diretora de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual (Decav) da instituição criou uma campanha de identidade visual, com foco nos valores otimismo e futuro.

Sobre a campanha, o reitor da UFS, Valter Santana, pontuou que celebrar mais um ano de vida sempre é um momento especial. “Significa o aperfeiçoar da nossa caminhada, o ressignificar das nossas atitudes. E no ano em que a universidade comemora 55 anos, temos muito a celebrar e muito a fazer ainda em termos de olhar para o futuro lastreado naquilo que foi feito no passado, para que possamos construir um futuro diferente, um futuro melhor para a nossa instituição, para o nosso estado, para o nosso país. Uma das ações comemorativas é o lançamento da marca dos 55 anos, uma marca que traz o resgate e o olhar para o que fizemos, ou mostra os caminhos que teremos que percorrer dentro das suas curvas para o futuro, futuro esse em que trabalharemos para que seja muito mais exitoso do que foi até agora”, comentou o reitor.


Valter Santana, reitor da universidade, afirma que a campanha ilustra o desejo de um futuro ainda melhor para a instituição (Foto: Adilson Andrade/Ascom)
Valter Santana, reitor da universidade, afirma que a campanha ilustra o desejo de um futuro ainda melhor para a instituição (Foto: Adilson Andrade/Ascom)

A campanha foi realizada com acompanhamento de uma comissão, presidida pelo vice-reitor Rosalvo Ferreira e que foi criada para tratar de todos os assuntos relacionados aos 55 anos da UFS. “É uma satisfação enorme fazer parte da comissão dos 55 anos da Universidade Federal de Sergipe, com representação de várias pessoas e setores, da chefia de gabinete, de Pró-Reitorias, de outras unidades que compõem a estrutura da universidade e unidades vinculadas à criatividade, como a mais importante delas para a criação da marca, que é a Comunicação da UFS”, declarou.

Conforme Rosalvo, outro ponto importante desse momento é reconhecer como se tem desenvolvido uma capacidade de diálogo com a sociedade sergipana. “O trabalho feito pelo nosso profissional de design demonstra exatamente isso, como esse momento pós-pandemia, em que a universidade comemora 55 anos de fundação, tem uma importância enorme do ponto de vista do congraçamento, da aproximação, do laço de afetividade. Tudo que esse momento requer foi captado pelo profissional, que construiu isso de forma muito singela, eu diria até sentimental”, enfatizou o vice-reitor.

“É uma alegria, uma satisfação enorme fazer parte da comissão como presidente, sendo indicado pelo reitor, mas sobretudo é fundamental reconhecer o trabalho daqueles que mais labutam nessa instituição, os técnicos administrativos, terceirizados, os docentes, todos. Necessariamente a universidade é feita para todos, em razão disso é que a gente deve, a todo momento, reconhecer o trabalho feito por essas pessoas que compõem a universidade, a comunidade universitária”, complementou Rosalvo Ferreira.


O vice-reitor Rosalvo Ferreira acompanhou o desenvolvimento da campanha de identidade visual de 55 anos da UFS (Foto: Schirlene Reis/Ascom)
O vice-reitor Rosalvo Ferreira acompanhou o desenvolvimento da campanha de identidade visual de 55 anos da UFS (Foto: Schirlene Reis/Ascom)

Construção

De acordo com o coordenador do Núcleo de Design da Diretora de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual (Decav), Chrisley Luiz Santana, responsável pela criação da marca dos 55 anos, toda essa construção foi iniciada a partir das reuniões da comissão. “Foram momentos nos quais pude captar as ideias, os conceitos, sintetizar tudo isso, entender quais valores deveriam ser transmitidos. Entender, por exemplo, que, diferente do ano passado, quando vivíamos outra realidade, de cortes, de contingenciamento, com os últimos anos que foram bem difíceis para a educação brasileira, além da readaptação pós pandemia, da desvalorização do ensino público, da descredibilização do conhecimento científico, agora precisaríamos transmitir ideias mais otimistas, baseadas na palavra-chave futuro, o otimismo para o futuro”, explicou Chrisley.

O profissional ressalta que, além de entender que a UFS tem 55 anos de história, de importância para a sociedade sergipana, essa é uma importância que vai continuar existindo, devido à pluralidade de ideias, de pessoas.


Chrisley Luiz Santana é o coordenador do Núcleo de Design da Decav (Foto: Pedro Ramos/Ascom)
Chrisley Luiz Santana é o coordenador do Núcleo de Design da Decav (Foto: Pedro Ramos/Ascom)

“O slogan escolhido foi ‘Desde 1968 construindo um legado para as gerações futuras’, um slogan que passa a ideia de continuidade, de que existe um legado na história, na importância dos três pilares da UFS: ensino, pesquisa e extensão, e que esse legado continua sendo construído para as gerações futuras. A intenção desse ano é pautar a importância da ciência, da universidade para a sociedade”, enfatizou.

Ele detalhou ainda o passo a passo para a criação da atual marca comemorativa. “Depois de entendidos os diversos conceitos que precisaríamos passar, precisei traduzir visualmente toda essa linguagem verbal, e é aí que entram as cores e seus significados, a exemplo do azul, que representa a instituição e trabalha valores importantes, como seriedade e confiança, e do verde, que lembra sustentabilidade, vida, natureza. Outro elemento que serviu de inspiração foi o laço de fita, sempre usado em celebrações, em presentes”, destacou Chrisley.

A programação completa dos 55 anos da UFS será divulgada em breve no site da instituição.

Andreza Azevedo - Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qua, 05 de abril de 2023, 08:45
Notícias UFS