O campus Lagarto recebeu, na manhã desta terça-feira (4) reunião de avaliação e planejamento sobre os índices de desempenho acadêmico. O encontro foi realizado pelo reitor da UFS, professor Valter Santana, os pró-reitores Dilton Maynard (Graduação), Marcelo Mendes (Assuntos Estudantis) e Extensão (Sueli Pereira) e o superintendente de Indicadores de Desempenho Institucional, Kleber Oliveira. O evento também contou com a presença do diretor do campus Lagarto, professor Makson Oliveira, o vice-diretor, professor André Barreto e dos chefes dos nove departamentos. A UFS tem 43% de taxa de sucesso e o objetivo é fechar o quadriênio 2021-2025 com 55%. A taxa de sucesso é mensurada na proporção entre discentes que entram em um determinado curso e concluem no tempo adequado.
O objetivo do encontro foi discutir os índices para que a partir deles e do diálogo com os docentes chefes de departamentos sejam elaboradas estratégias de melhorias, quando necessário, especialmente após o impacto da pandemia. “Nós já conseguimos resgatar a taxa de sucesso de 2019 e isso nos motiva a fazer ainda mais. É nos desfechos de reuniões como essas que nós conseguimos tomar as decisões que de fato são importantes para enfrentar quaisquer dificuldades. E isso é muito importante porque temos uma responsabilidade muito grande com nossos discentes e nossos egressos. Queremos que a Universidade realmente sirva para transformar a vida dessas pessoas”, pontua.
O planejamento é feito de forma integrada entre as pró-reitorias, a Sidi e as direções dos campi. O superintendente Kleber defende que a discussão dessas estatísticas é necessário para a efetividade das medidas tomadas. “Nossa intenção sempre foi dar segurança em termos de informação. É isso que permite a decisão de políticas efetivas e com transparência”, observa
Ana Laura Farias
Campus Lagarto