Qui, 20 de abril de 2023, 09:59

Pesquisadores da UFS conquistam espaço em rankings de influência internacional
Professores estão nos rankings do “AD Scientific Index 2023” e “Research.com”

A área de pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) comemora esta semana a conquista de posições de destaque em dois relevantes rankings internacionais: o “AD Scientific Index 2023” e o “Research.com”.

No primeiro ranking, vinte e três pesquisadores da instituição estão entre os 10 mil cientistas considerados mais influentes e produtivos da América Latina, os quais se destacaram pelo desempenho (em termos de produção) e impacto de seus estudos nas suas respectivas áreas de pesquisa. No segundo ranking, dois professores da UFS, Arie Fitzgerald Blank e Stephen F. Ferrari, garantiram um lugar no ranking dos melhores cientistas na área de Ciência de Plantas e Agronomia e Ecologia e Evolução do Brasil.

Acerca das duas conquistas, Lucindo Quintans, pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFS, que também teve seu nome citado na lista do AD Scientific Index 2023, destaca que nos últimos anos a instituição tem sido evidenciada em diversos rankings internacionais; na graduação, pós-graduação e extensão.


“A universidade vem se consolidando no cenário nacional e internacional como uma instituição com indicadores qualitativos e quantitativos muito robustos. Isso é resultado de muito planejamento, um trabalho continuado; além do financiamento de ações específicas para o fortalecimento dos grupos de pesquisa dentro da universidade e o ‘perfil aguerrido’ dos pesquisadores da UFS que conseguem se destacar ainda que enfrentando grandes desafios como a redução de financiamentos na área da Pesquisa”, avaliou o gestor.


Sobre o “AD Scientific Index 2023”

O AD Scientific Index define os pesquisadores que irão integrar o ranking dos cientistas mais produtivos e influentes do mundo a partir de uma combinação de critérios significativos, como o h-index e o i10, que contabilizam e avaliam, por exemplo, o número de citações recebidas, mundialmente, em relação aos artigos publicados pelos pesquisadores. Acesse a página do AD Scientific Index para saber mais detalhes.


Pesquisadores da UFS que integram o ranking do AD Scientific Index 2023
Pesquisadores da UFS que integram o ranking do AD Scientific Index 2023

Na UFS, 23 professores conseguiram conquistar uma posição no ranking, dos quais 11 (47,8%) são pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS). São eles:

Depoimentos de alguns dos pesquisadores que compõem o ranking

André Faro - Psicólogo, pesquisador e Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Saúde (GEPPS/UFS)

“Eu atribuo este resultado a um esforço persistente e consistente de dez anos do meu grupo de pesquisa, o GEPPS (Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Saúde). Desde o nosso começo, procuramos em nosso caminho construir uma Ciência de qualidade na área da Psicologia. Gostaria de destacar também que grande parte, senão a quase totalidade do mérito dessa honraria se dá pelo fato de que eu trabalho com excelentes pesquisadores, meus alunos, meus orientandos, meus ex-orientandos. Gostaria também de destacar o papel fundamental que há do professor em desenvolver, manter, incentivar, motivar os grupos de pesquisa pra que a gente sempre busque ciência dessa aqui em Sergipe e tornar Sergipe uma referência em pesquisa nacional”.

Antônio Carlos Sobral Sousa - Professor Titular do Departamento de Medicina e Membro Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da UFS;

“Agradeço a parceria dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFS, particularmente dos colegas José Augusto e Joselina, dos discentes e dos técnicos, além do Hospital São Lucas/ Rede D`Or e demais instituições que possibilitaram as realizações de nossas pesquisas, que criaram as energias propulsoras para esta conquista. Vale ressaltar que esse índice atua, também, como uma vitrine para a UFS, possibilitando maior visibilidade internacional, facilitando o intercâmbio de pesquisadores e o acesso a financiamentos para as pesquisas”.

Paulo Ricardo Saquete Martins Filho – Epidemiologista e Coordenador do Laboratório de Patologia Investigativa

"É uma honra imensa poder novamente ter sido listado como um dos pesquisadores mais influentes da América Latina. É um resultado importante para Sergipe e para a UFS, especialmente para o campus da Saúde de Lagarto. O Índice Científico Alper-Dodger é um sistema de classificação internacional emergente que utiliza como métricas a produtividade e o impacto das citações de publicações feitas por pesquisadores. Isso significa que os estudos desenvolvidos em nosso laboratório, com a participação de nossos alunos e diversos colaboradores, são consumidos por pesquisadores e tomadores de decisão em saúde em todo o mundo, o que coloca a UFS e nosso Estado como um importante centro de produção do conhecimento".

Mairim Russo Serafini - Farmacêutica, Bolsista produtividade em Desenvolvimento Tecnológico 1D CNPq

“Receber uma posição de destaque nesse ranking é muito gratificante, em especial ao olharmos para o cenário da Ciência na América Latina, no qual apesar de 46% dos pesquisadores serem do gênero feminino, ainda assim é um desafio para as mulheres ocuparem posições de destaque. Podemos comprovar essa desigualdade olhando para o cenário de bolsistas produtividade nível 1 CNPq, por exemplo, onde aproximadamente 77% são pagas a pesquisadores do gênero masculino, e neste ranking, com 23 nomes, apenas três mulheres aparecem listadas. Para finalizar, estar novamente nessa posição de destaque, a qual eu já havia sido contemplada em 2021, é resultado de um trabalho em equipe, no qual só podemos alcançar fazendo colaborações com outros pesquisadores, além de outras universidades dentro e fora do Brasil”.


Sobre o “Research.com”

No outro ranking em que a UFS foi destaque, o “Research.com”, dois professores da instituição estão entre os melhores cientistas do Brasil, em duas áreas do conhecimento, o professor Arie Fitzgerald Blank (Ciência de Plantas e Agronomia) e o professor Stephen Ferrari (Ecologia e Evolução).

A plataforma concentra dados sobre artigos, periódicos e informações acadêmicas, sendo globalmente reconhecida pela divulgação de rankings científicos que indicam os principais especialistas e instituições de referência em cada campo. A seleção dos melhores cientistas foi baseada em dados combinados de várias fontes como o OpenAlex e CrossRef. Os dados utilizados para estimar as métricas de citações foram coletados em dezembro de 2022.


Na área de Ciência de Plantas e Agronomia, o ranking reúne 2.414 pesquisadores de todo o mundo. O professor Arie Fitzgerald Blank, lotado no Departamento de Engenharia Agronômica (DEA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Biodiversidade (PPGAGRI), ocupa a posição 45 do ranking com 4.828 citações e 217 artigos científicos publicados. Ele também está no ranking do “AD Scientific Index 2023”. "Me sinto muito bem em saber que cumpri minha missão de ajudar a UFS a se tornar uma instituição de referência. É importante ressaltar que a posição neste ranking se deve ao trabalho do Grupo de Pesquisa em Plantas Medicinais, Aromáticas, Condimentares e Olerícolas (GPMACO). Para minha carreira como pesquisador, este feito mostra que minhas pesquisas são importantes em nível mundial", comemora o professor.

Na área de Ecologia e Evolução o ranking reúne 5.091 pesquisadores em âmbito mundial. Stephen Ferrari, professor associado I da UFS e consultor ad-hoc da CAPES e do ICMBio, ocupa a colocação 83 da lista com 4.693 menções e 199 publicações. Mais detalhes sobre o ranking podem ser acessados no portal do research.com.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 24 de abril de 2023, 15:29
Notícias UFS