Evento vai ocorrer em 25 de julho
Às 9h da próxima quarta-feira, 25 de julho, no mini-auditório do CCET, o Núcleo de Pós-Graduação em Química da UFS (NPGQ) realiza sua centésima defesa do mestrado. Na ocasião, o aluno Thiago Gallo de Oliveira apresenta a dissertação “Desenvolvimento de peneiras moleculares mesoporosas do tipo MCM-41 e MCM-48 impregnadas com amimas para utilização na adsorção de CO2”. A pesquisa foi orientada pela professora Anne Michelle Garrido Pedrosa de Souza, do Departamento de Química (DQI); leia o resumo.
“É um marco importante de reflexão e tempo de reafirmar compromissos com a proposta da pós-graduação em Química por todos que vêm construindo o projeto desde 2003”, afirma a professora Luciane Pimenta Cruz Romão, coordenadora do NPGQ.
Sobre a ocasião, Joaquim Nóbrega, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), diz que “atingir 100 defesas de mestrado é um belo marco fruto do trabalho dos orientadores e corpo discente. Parabenizo a todos e desejo que os esforços prossigam e sejam aprofundados em prol do desenvolvimento do estado de Sergipe e região”.
“É um marco importante e, certamente, esse número não me passou pela cabeça quando estive aí em julho de 2002, para avaliar a viabilidade da abertura do programa de pós-graduação. Isto mostra que a decisão de apostar naquele grupo de pesquisadores foi acertada”, afirma a professora Solange Cadore, da Unicamp. Veja abaixo mais depoimentos colhidos pela coordenação do NPGQ.
Histórico
A primeira turma de mestrado em Química teve início em 2003 com apenas cinco alunos matriculados. Atualmente o programa conta com 48 estudantes com entrada entre 2010 e 2012 e corpo docente formado por 19 membros. O mestrado possui quatro áreas de concentração: Química Inorgânica, Química Analítica, Química Orgânica e Físico-Química.
O curso tem um caráter interdisciplinar e possibilita ao portador de diploma de terceiro grau condições de desenvolver estudos de natureza científica e tecnológica para o domínio dos instrumentos conceituais e metodológicos multidisciplinares que integram a área de Química, qualificando-o à docência, à pesquisa e ao exercício profissional especializado.
Visite a página do NPGQ.
Ascom
comunica@ufs.br