A entrega do Título de Grau de Mérito Universitário Especial, a ser realizada nesta quarta-feira, 3, no Auditório Libório Firmo (Reitoria), a partir das 15h, marca o início da programação comemorativa dos 55 anos de fundação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que se estende até o final deste ano (confira no decorrer do texto a programação).
O título, concedido após lançamento de edital e a análise de uma banca composta por especialistas, une o saber científico com o conhecimento tradicional e reconhece pessoas que não necessariamente têm titulação acadêmica, mas possuem um conhecimento ancestral passado de geração em geração e ainda aqueles que se destacam nas artes e cultura popular.
Serão homenageados:
Mérito em Artes e Cultura Popular
Ailton dos Santos
Anadson Vinícius Cardoso Barbosa
Carlos Antônio Pinto Santos
Claudia Maria Borges
Cleber Paixão da Conceição
Elenilton Tavares dos Santos
Eliene da Silva Santos
Emerson dos Santos
Gladston Santos Leite
José Ueverton da Silva Santos
José Valter Ferreira
Lígia Maria da Silva Borges
Luiz José Fontineli de Souza
Marivanio Azevedo
Pedro Henrique da Silva
Robério dos Santos Rocha
Saberes e Fazeres
Aliete Alves do Nascimento
Antônio Modesto
Eládio dos Santos
Francisca Pereira da Silva
Jose Deuziran de Jesus
José Mathias dos Santos Júnior
Josefa Maria de Jesus
Maria Almira Santos Oliveira
Maria Eugênia de Oliveira Alves
Rosilene Fernandes Santos
Valmira da Paixão Oliveira Santos
Wesley Guimarães Santos
Comemoração
Para o reitor da UFS, Valter Santana, comemorar os 55 anos da Universidade Federal de Sergipe é celebrar um dos maiores ativos da sociedade sergipana.
“A Universidade sempre esteve presente nos momentos mais importantes do Estado, em seu desenvolvimento; participando ativamente desde seu início até nos momentos mais delicados como foi na pandemia, auxiliando gestores de diversos municípios a enfrentar um dos momentos mais difíceis de um passado recente. Então, ao celebrarmos o aniversário da universidade, precisamos lembrar todas essas conquistas materializadas em ações”, avaliou o reitor.
O vice-reitor, Rosalvo Ferreira, presidente da comissão organizadora do evento, explica que a ampla e diversificada programação comemorativa começou a ser pensada no final do ano passado por uma equipe composta por representantes da Reitoria, Pró-reitoria de extensão, Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, Assessoria de Comunicação e da Coordenação de Promoções Culturais e Esportivas (Copre).
“O valor da universidade é contribuir pro desenvolvimento tecnológico, social de Sergipe, de forma sustentável. São valores que compõem a palavra servir. Quando nós construímos essa discussão no Planejamento Institucional, foi pensando exatamente como a universidade poderia ser um espaço em que a resiliência, o respeito, a excelência, a valorização das pessoas, a integração, tudo isso pudesse ser refletido nos seus espaços acadêmicos e de gestão. Certamente as comemorações de cinquenta e cinco anos propiciam que esses valores sejam ainda mais reforçados e evidenciados”, ressaltou o vice-reitor.
Outros eventos comemorativos (maio)
Dia 5
III Simpósio de Audiologia Infantil da UFS
Local: Auditório Libório Firmo (Reitoria)
Horário: 8h30
Dia 12
Entrega do Título de Doutor Honoris Causa a Profª Ana Lúcia Menezes
Local: Auditório Libório Firmo (Reitoria)
Horário: 17h
Dia 15
Lançamento do livro Dicionário Global das Religiões no Brasil
Local: Cultart
Horário: 15h
Dia 16
Sessão Especial alusiva aos 55 anos UFS na Câmara de Vereadores
Local: Câmara de Vereadores de Lagarto
Horário: 8h30
Dia 16
Sessão Especial alusiva aos 55 anos UFS na Câmara de Vereadores
Local: Câmara de Vereadores de Laranjeiras
Horário: 17h
Dia 17
Apresentação da OSUFS e CORUFS
Local: Teatro Tobias Barreto
Horário: 19h
Dia 23
Sessão Especial alusiva aos 55 anos UFS na Câmara de Vereadores
Local: Câmara de Vereadores de Itabaiana
Horário: 8h30
Dia 23
Sessão Especial alusiva aos 55 anos UFS na Câmara de Vereadores
Local: Câmara de Vereadores de Nossa Senhora da Glória
Horário: 20h
Dia 29
Sessão Especial alusiva aos 55 anos UFS na Câmara de Vereadores
Local: Câmara de Vereadores de Aracaju
Horário: 9h
Dia 29
Sessão Especial alusiva aos 55 anos UFS na ALESE
Local: Assembleia Legislativa de Sergipe
Horário: 16h
Dia 30
Sessão Especial alusiva aos 55 anos UFS na Câmara de Vereadores
Local: Câmara de Vereadores de São Cristóvão
Horário: 19h30
Edital – Além das atividades já previstas, a Pró-reitoria de Extensão da UFS publicou um edital para a submissão e seleção de propostas vinculadas aos Programas de Atividades artísticas e culturais, físicas e desportivas da UFS, a serem desenvolvidas de forma presencial no período de 15 de maio a 22 de dezembro de 2023, em comemoração aos 55 anos de aniversário da Instituição
O resultado preliminar das propostas selecionadas será publicado no dia 09 de maio e as atividades serão realizadas de 22 de maio a 22 de dezembro.
Histórico
A criação da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Química (1948), seguida da Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia (1950), Escola de Serviço Social (1954) e Faculdade de Ciências Médicas (1961), fez com que fosse atingido o número mínimo necessário de escolas superiores para que se pleiteasse a fundação de uma universidade em Sergipe.
Em 1963, a então Secretaria de Educação do Estado deu início ao processo de criação da universidade, concretizado em 1967 pelo Decreto-Lei nº 269 e efetivado em 15 de maio de 1968. À época, havia duas possibilidades de regime para a instituição: a autárquica, defendida pelo diretor da então Faculdade de Medicina, Antônio Garcia Filho, e a fundação federal, defendida por dom Luciano José Cabral Duarte, então presidente do Conselho Federal de Educação (CFE).
Institui-se, então, a Fundação Universidade Federal de Sergipe integrada ao sistema federal de ensino superior, incorporando todos os cursos superiores existentes no estado.
Hoje, a UFS possui, além do campus localizado em São Cristóvão (Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos), os seguintes campi: Aracaju (Campus da Saúde Prof. João Cardoso do Nascimento Júnior); Itabaiana (Campus Prof. Alberto Carvalho), instalado em 14 de agosto de 2006; Laranjeiras, instalado em 28 de março de 2007; Lagarto (Campus Prof. Antônio Garcia Filho), instalado em 14 de março de 2011; e Nossa Senhora da Glória (campus do Sertão), cujas atividades iniciaram em 23 de novembro de 2015.
Ascom
comunica@academico.ufs.br