Com a presença de alunos, autoridades, funcionários, ex-funcionários e o reitor da Universidade Federal de Sergipe, aconteceu, na última sexta-feira (5), a cerimônia de 45 anos de implantação do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). O evento marca também uma série de celebrações que vão acontecer durante a comemoração dos 55 anos da UFS.
“O CECH possui, em sua essência, professores e pensadores que no momento atual em que vivemos imersos a tanta desinformação e, principalmente, a não priorização da educação, ter o fortalecimento do centro que forma docentes e pensadores que trazem para a sociedade esclarecimentos, é um orgulho muito grande. Hoje é um momento de celebrar, festejar e construir os próximos anos da nossa instituição”, ressaltou o reitor Valter Santana.
Instituído por meio do Estatuto de 1978, o Centro de Educação e Ciências Humanas se tornou um espaço de qualificação de estudantes que desenvolvem, durante o período de graduação e pós-graduação, a produção do conhecimento científico e atividades de extensão, contribuindo para o destaque da universidade no campo da ciência.
“Contar a história do CECH é contar também a história da UFS, por isso, estamos fazendo reverência à memória desses 45 anos de contribuição institucional. É importante ter esse espaço para lembrar que a presença coletiva do corpo docente, técnicos administrativos, terceirizados e os alunos foram primordiais na construção do CECH”, destaca a diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas, Silvana Bretas.
O CECH é composto por 12 departamentos e um núcleo: Artes Visuais e Design (DAVD); Ciências Sociais (DCS); Comunicação Social (DCOS); Educação (DED); Filosofia (DFL); Geografia (DGE); História (DHI); Letras Estrangeiras (DLES); Letras Vernáculas (DLEV); Música (DMU); Psicologia (DPS); Teatro (DTE); Núcleo de Graduação em Ciências da Religião (NGCR).
Na oportunidade, a ex-assistente administrativo, Odimar Dantas, funcionária desde a fundação do centro, contou emocionada a sensação de ter trabalhado a vida inteira fazendo o que ama. “Sempre fui secretária e quando fiz o concurso na década de 1970 para atuar na universidade não sabia que ganharia tanto carinho de todos da instituição. Eu amei, amo e continuarei amando o CECH até os meus últimos dias, foi uma honra ter feito parte dessa história”, contou.
A dedicação de Odimar ao secretariado rendeu frutos, antes de se aposentar, ela ganhou uma placa em reconhecimento aos serviços prestados no setor. “Sempre exerci minha profissão com muito amor e nunca foi segredo que eu fui muito feliz trabalhando no CECH. Quando fui surpreendida ganhando um placa, não pude conter a emoção, foi muito satisfatório para mim”, finalizou sorrindo.
O conhecimento produzido dentro do espaço acadêmico é, sem dúvida, um dos pilares que mantém os índices elevados da instituição e contribui diretamente para o crescimento político-social em prol da humanidade. Por esta razão, a Deputada Estadual por Sergipe e egressa da UFS, Linda Brasil, sempre está prestigiando os acontecimentos dentro da instituição.
“A academia é muito importante para mim, foi um divisor de águas na minha vida no sentido de fortalecer essa mulher que eu sou hoje e ter a responsabilidade de ocupar uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa de Sergipe e levando um pouco do que aprendi na universidade”, conclui.
O evento comemorativo também contou com a apresentação do grupo Jazz Band Pongatyba. “Essa é a primeira vez que a banda está reunida e nada como uma cerimônia tão representativa como essa para realizar a inauguração do nosso grupo”, disse o guitarrista da banda, Laedson Santos.
O Centro de Educação e Ciências Humanas é vasto na pluralidade de cursos, e isso foi notado durante o evento, com a participação de discentes vinculados ao centro.
“É bacana ver várias gerações que fizeram e fazem parte do CECH prestando essas homenagens. A gente consegue ter um pouco da dimensão do que é toda essa história”, argumenta o estudante do Departamento de Letras Estrangeiras, Marcos Henrique de Oliveira.
“O CECH é muito importante para mim, ele é o responsável por me permitir praticar tudo o que estudo no meu curso, e eu fico muito feliz com esse momento de comemorações”, enfatiza a aluna de Cinema e Audiovisual, Thereza Christina, e estagiária das redes sociais do CECH.
Janaína Cavalcante - Bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br