A saúde mental é um dos principais aspectos do bem-estar no ambiente de trabalho. Pensando nisso, a Comissão de Desenvolvimento Docente do Campus de Lagarto, com apoio da Divisão Pedagógica (Dipe) realizou o evento Estação Saúde Mental, na manhã desta quinta-feira (18). O evento, voltado para professores, servidores técnicos e funcionários terceirizados, contou com avaliação de estresse, reiki, massoterapia e aulas de yoga.
A chefe da Dipe, professora Simone Kameo, destaca a importância das pesquisas que motivaram a ação. “Nós temos aqui vários Pibics [Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica] que estudam a saúde mental aqui no campus. Com isso, resolvemos fazer essa ação no Dia da Luta Antimanicomial. É importante que as pessoas possam parar para refletir e descansar também”, pontua.
Esse momento de cuidado com a saúde mental foi aprovado pela servidora Raísa Teixeira, do campus Lagarto. “Eu sempre gosto bastante de ações voltadas à saúde mental. Aqui na avaliação, por exemplo, surgiram várias coisas que me fizeram refletir, surgem muitas perguntas sobre nós mesmos, coisas que nunca havíamos parado para pensar”, avalia.
A ocasião foi também oportunidade para os discentes que estavam participando da ação, sob supervisão docente. Foi o caso de Raphael Morgado, do curso de Terapia Ocupacional. “É a primeira vez que participo de uma ação voltada para as pessoas que trabalham aqui. E isso é muito necessário. Por ser um campus da saúde, é importante ter um olhar mais humanizado”, observa.
Ana Laura Farias - Campus de Lagarto