O Centro de Pesquisa Clínica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizado no Hospital São João de Deus, em Laranjeiras/SE, iniciará no próximo mês de junho os testes da nova vacina contra a gripe em bebês de seis meses a um ano e meio.
+ Ouça aqui a versão em áudio da reportagem
A ampliação da faixa etária do ensaio clínico foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no último mês de março. O imunizante do Instituto Butantan está sendo avaliado na população acima de 3 anos de idade desde 2021.
Ao todo, 1.400 bebês serão recrutados em nove centros de pesquisa nos estados de Sergipe, São Paulo, Roraima e Pernambuco. O objetivo da fase 3 do estudo clínico é avaliar a imunogenicidade e a segurança da vacina tetravalente.
+ Pesquisadores da UFS investigam efeitos do uso medicinal da cannabis
E por que é necessário tomar a vacina contra a gripe todo ano? Como o vírus causador da doença passa por mutações, podendo ficar mais resistente aos imunizantes, é preciso atualizar as vacinas para combatê-lo de forma efetiva.
+ Pesquisa da UFS avalia eficácia da fisioterapia para controle da enxaqueca
"O SUS está realizando a atual campanha nacional de vacinação com a vacina trivalente. Com a aprovação da vacina tetravalente, vamos proteger a população contra quatro tipos do Influenza,” explica o investigador da pesquisa clínica e professor de Medicina da UFS, Ricardo Gurgel.
Enquanto a vacina trivalente combate três cepas do vírus, sendo duas do tipo A (H1N1 e H3N2) e uma do tipo B (Victoria), o imunizante tetravalente amplia a proteção contra duas cepas do tipo A e B, incluindo a linhagem Yamagata.
"É importante destacar que todos os participantes da pesquisa ficarão protegidos da gripe, já que vão receber a vacina, independente dela ser trivalente ou tretavalente", destaca o médico e subinvestigador do Centro de Pesquisa Clínica da UFS, Volfânio Marinho.
Para participação no ensaio clínico, o Butantan informou que o bebê não pode ter sido vacinado na campanha de vacinação em andamento e nos seis meses antes da primeira vacinação do estudo.
Também não podem participar da pesquisa aqueles com condições médicas crônicas, imunossuprimidos, com histórico de alergia às proteínas do ovo ou a qualquer um dos componentes da vacina, ou que tenha histórico de reação adversa a qualquer vacina de Influenza.
+ Tecnologia de baixo custo permite neurocirurgias menos invasivas
Atualmente, os pesquisadores estão concluindo os testes com a população entre 3 e 18 anos e acima de 60 anos. A estimativa é que cerca de 300 moradores do município de Laranjeiras, nessa faixa etária, sejam recrutados para o ensaio clínico até o próximo mês.
Manoela dos Santos atua como auxiliar de pesquisa no recrutamento de voluntários e ressalta que “a busca ativa é fundamental para o convencimento da população para participar do estudo.”
O Butantan é o principal fornecedor no Brasil da vacina trivalente contra influenza para o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, tendo produzido 80 milhões de doses, somente em 2022.